Grupo UBEC dedica-se à Campanha Setembro Amarelo com enfoque na Prevenção do Suicídio e no cuidado com Saúde Mental

Postado em 14/09/2023

Durante o mês de setembro, as unidades de missão da União Brasileira de Educação Católica – Grupo UBEC, concentram seus esforços na realização da campanha Setembro Amarelo. Essa iniciativa, promovida sob a coordenação de pastoralidade, abraça diversas atividades com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a problemática do suicídio, ao mesmo tempo em que ressalta a importância do cuidado com a saúde mental. 

O dia 10 de setembro é mundialmente conhecido como o Dia de Prevenção ao Suicídio, a data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), marca um compromisso global em direção a esse tema crítico, realçando a urgência de abordar essa questão sensível, com foco na prevenção do suicídio. 

Durante todo o mês, a UBEC enfatiza e fortalece o envolvimento de todos as comunidades educativas na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio. O lema “ Sejamos Sois e Façamos Florescer a Vida” convida cada indivíduo, por meio do amor, da compreensão e do cuidado, a se atentar não só à sua própria saúde mental, mas também à daqueles ao seu redor, sejam eles colegas de trabalho ou de estudo, amigos e/ou familiares. 

Para disseminar informações valiosas e histórias inspiradoras sobre o tema Setembro Amarelo, o Grupo UBEC oferece toda uma proposta de comunicação acerca da pauta, roteiros formativos para atividades com estudantes e educadores, assim como alguns podcasts, proporcionando uma oportunidade de aprendizado, compartilhamento e de juntos promoverem a vida. De acordo com Joaquim Silva, coordenador corporativo de pastoralidade do Grupo UBEC, por mais um ano a instituição favorece e promove a participação de nas atividades deste mês crucial sobre o Setembro Amarelo. “Com as ações deste mês temático, almejamos que as nossas comunidades educativas, potencializem o cultivo de boas práticas e a constante atenção ao cuidado da vida na sua integridade. Importante de que todos tenham a clareza de que nossas ações podem ter um impacto significativo na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental de todas as pessoas que no cercam”, afirmou Joaquim. 

A psicóloga Adriana Costa, coordenadora de Desenvolvimento Humano da UBEC, reforça a importância do autocuidado mental e de manter conversas abertas com amigos e familiares para auxiliar na prevenção. Ela compartilha orientações resumidas sobre como lidar com alguém que está enfrentando pensamentos suicidas, incluindo o que fazer e o que evitar dizer. 

O que fazer: 

  • Ouvir, demonstrar empatia e ficar calmo;  
  • Ser afetuoso e dar o apoio necessário;  
  • Levar a situação a sério;  
  • Conversar com a família e amigos imediatamente;    
  • Procurar entender os sentimentos da pessoa sem diminuir a importância deles;    
  • Aceitar a queixa da pessoa e ter respeito por seu sofrimento;    
  • Demonstrar preocupação e cuidado constante;    
  • Não a deixe sozinha se você acreditar que ela está em perigo imediato;    
  • Se a pessoa vive com você, assegure-se de que ela não tenha acesso a meios para se machucar.  
  • Remover os meios para o suicídio em casos de grande risco;    

 O que evitar dizer: 

  • Jamais ignore a situação de uma pessoa com comportamentos e pensamentos suicidas; 
  • Não faça julgamentos ou condene a pessoa. 
  • Não minimize a situação ou compare com experiências pessoais. 
  • Evite dar opiniões negativas ou fazer críticas. 
  • Não dê sermões ou desvalorize seus sentimentos. 
  • Evite frases de incentivo simplistas. 

Conheça os serviços de saúde de ajuda, disque 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) para apoio emocional e 192 para emergência como o SAMU, UPA, Pronto Socorro e Hospitais. 

Neste setembro Amarelo, unidos, podemos fazer a diferença. O Grupo UBEC reforça seu compromisso com a sociedade e convida a todos a serem parte ativa desta importante missão de prevenir o suicídio e promover a saúde mental. Juntos, cultivemos a vida! 

Acompanhe a seguir os conteúdos exclusivos do podcast: 

 Diálogos de Pastoralidade sobre o tema: