21 de setembro de 2016

Encontro de Gestores UBEC discute os desafios do atual Cenário Educacional

Faiara Assis (Foto destaque)2Com o tema “Educação Frente às Novas Tecnologias, Perspectivas e Desafios”, o Grupo UBEC reuniu representantes das instituições mantidas durante o VI Encontro de Gestores. O evento ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Brasília, e recebeu gestores da Universidade Católica de Brasília (UCB), do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), Colégio Padre de Man (CPM), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Faculdade Marista de Recife e irmãos representantes das congregações religiosas.

O diretor Executivo da UBEC, prof. Leonardo Nunes, esclarece que o VI Encontro de Gestores teve um caráter de formação continuada, com proposta de integração entre os participantes, por meio da troca de experiências, de reflexões e, com isso, resultar em estratégias para o futuro da Mantenedora. “O grande objetivo deste evento foi trazer provocações e posicionar os gestores frente às tendências. Será que de fato estamos preparados para as mudanças de gerações que estão ocorrendo? Será que o modelo tradicional de sala de aula ainda atende às expectativas dos nossos estudantes e professores? O debate traz luz às essas questões para consolidarmos o que foi visto com a criação de um plano de ação para colocarmos essas temáticas em prática”, explicou o diretor.

As novas tecnologias, as diferenças entre as gerações e como administrar as mudanças, a evolução do mercado educacional, os desafios e perspectivas foram alguns dos assuntos que nortearam o Encontro. Naamisis Campos, diretora de Projetos da Cia de Talentos, empresa condutora do evento, afirmou que conscientizar os responsáveis pelas Instituições Mantidas e deixá-los cientes do que o mercado espera de seus alunos, tanto das unidades de ensino superior, quanto do ensino básico, favorece a unidade do grupo em favor das mudanças e evoluções que acontecem na educação. “Será uma construção em conjunto para lidarmos com esse cenário”, afirmou.

Weldon Bispo, diretor Geral da Faculdade Marista de Recife, avaliou de extrema importância e a integração entre as Instituições Mantidas. “Foi uma troca de conhecimento, de experiências, de parceria muito grande. Como somos um grupo que contém universidade, faculdades, colégios, centro universitário e oferecemos vários níveis de educação, nos permitiu uma experiência riquíssima”, ponderou o diretor. Há 22 anos na Congregação Salesiana, o Ir. Roberto Carlos Ramos, conta que participou pela primeira vez do Encontro de Gestores e a experiência deste evento trouxe a ele a sensação de pertencimento. “Quando recebi o convite fiquei muito lisonjeado e, aqui, tivemos o acolhimento de todas as pessoas que não trabalham diretamente conosco. Foi um encontro que nos trouxe um sentimento muito grande de pertença e nos permitiu conhecer melhor a missão, visão, os valores de cada instituição e suas afiliadas”, revelou o Ir. Roberto.

Considerado de suma importância o encontro entre gestores, o conselheiro Presidente da Mantenedora UBEC, Ir. José Nilton Dourado, conclui que não só a formação com os representantes das mantidas, mas a inter-relação entre os gestores permitiu um momento de graça, alegria e companheirismo durante os três dias de interação, o que resultará em ações concretas. “A Mantenedora vem sinalizando para todas as mantidas que nós temos que estar atentos às novidades do mercado e ver como esse aluno de hoje, que é o protagonista do futuro tão próximo, está encarando essa realidade. Os resultados deste encontro possibilitam aos nossos gestores fomentar e ampliar o atendimento ao nosso alunado. Isso é extremamente favorável para nós”, concluiu Ir. José Nilton.