11 de junho de 2019

Estudantes da UCB participam de palestra sobre A.I. e tendências de mercado

Foto: Rodrigo Enéas.

O evento aconteceu em parceria com a agência Binder, que trouxe insights do festival High Lights SXSW 2019

Abordando o futuro da inovação, da criatividade e da tecnologia, o publicitário e diretor de Atendimento da Agência Binder, Lucas Dalbert, palestrou na tarde de ontem (10/6), na Universidade Católica de Brasília – UCB, para alunos do curso de Publicidade e Propaganda.

Lucas compartilhou com os estudantes insights  e uma análise de tendências de mercado que trouxe do High Lights SXSW 2019, considerado o maior festival de inovação e criatividade do mundo que acontece anualmente em Austin, no Texas, e que é palco para o anúncio de novas tecnologias e negócios inovadores.

Para Lucas é fantástico ter a oportunidade de compartilhar com jovens estudantes tendências que possam contribuir com  a construção de um futuro melhor.

“Apresentamos várias tendências que vão mudar a relação humana e o mundo dos negócios e é muito bacana dialogar com estudantes e ver que o interesse deles é igual ou até maior que o de executivos e empresários que estamos acostumados a falar. O futuro é um processo em construção e esses jovens têm a vida pela frente para transformá-lo”.

O coordenador de comunicação UCB, prof. Leandro Bessa, explica que dialogar com as práticas profissionais é uma vocação do curso de comunicação e corrobora o compromisso da Católica em promover esse intercâmbio entre teoria e prática.

Se temos um curso de comunicação, nada melhor do que fazer essas pontes. Sempre buscamos promover iniciativas como essa para o curso e a palestra do Lucas agrega muito aos estudantes, uma vez que traz uma projeção do mercado quanto práticas de futuro” afirma o coordenador.

Para o estudante Luis Andre Ribeiro Rodrigues, Social media e um dos presidentes da  Empresa Júnior Matriz Comunicação, ter momentos que envolvem a prática permite ao estudante conhecer mais sobre como o mercado e estar mais preparado para os desafios futuros.

“Atuando na empresa júnior ficamos por detrás dos muros da universidade, numa certa zona de conforto, um pouco distante da realidade do mercado de trabalho la fora, onde a dinâmica é bem diferente. Então, experienciar momentos como esse é fundamental para a nossa formação”, ressalta Luis.

Foto: Rodrigo Enéas.

Empresa Junior – “Case de sucesso” da UCB

Criada  em 1999, a Matriz Comunicação é uma agência de publicidade criada para integrar a criatividade dos estudantes da UCB com a experiência profissional de professores e publicitários. Empresa sem fins lucrativos, a Matriz desenvolve campanhas e projetos para pequenas e médias empresas de todo o DF. Em 2014, foi reconhecida como o “Case de sucesso” da UCB e figura-se como uma das melhores agências juniores do Centro-Oeste.

Sobre o SXSW

Com um público de 80 mil pessoas, o festival acontece em março e nesta edição ofereceu 2.000 palestras sobre temas como inovação em mídia, tendências tecnológicas, interatividade, comportamento, música, consumo, além de mais de 700 shows e apresentações gratuitas.

Desde que surgiu, em 1987, o SXSW já serviu de palco para grandes lançamentos de grandes startups e grandes artistas. Em 2001, assumiu seu papel de anunciar novas tecnologias e negócios inovadores, atraindo quem busca respostas sobre o futuro. Em 2017, começou a debater profundamente o impacto dessas tecnologias e o protagonismo das pessoas e das necessidades humanas no futuro.

Comunicação Ubec- Nívia Cerqueira