Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

15 de abril de 2019

Fórum da RMVA realiza oficina sobre empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs)

18-forum(1)O Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Colar Metropolitano do Vale do Aço realizou, no dia 11/3, o Encontro de Profissionais com Deficiência Atuantes no Mercado de Trabalho. O evento aconteceu no campus Coronel Fabriciano do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), no Auditório Padres do Trabalho.

Gratuito e aberto ao público, a iniciativa propõe estabelecer aproximação com as Pessoas com Deficiência da região que estão inseridas no mercado de trabalho, além de conhecer suas experiências, limites e possibilidades. A ação dá continuidade ao encontro realizado com as equipes de Recursos Humanos, no de 2018, e que trouxe um novo olhar sobre o trabalho e a reafirmação da necessidade e importância das atuações do Fórum em parceria com as empresas da RMVA.

Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), cerca de 24% da população. Porém, no mercado de trabalho, essas pessoas representam apenas 0,9% do total de carteiras assinadas no país.

O Fórum

O Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Colar Metropolitano do Vale do Aço tem como princípio fundamental a defesa dos direitos da dignidade das pessoas com deficiência e luta para que elas tenham direito à participação na sociedade em condições de igualdade de oportunidades com os demais cidadãos.

Em 2018, o Fórum elegeu o tema da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho como prioritário em meio a tantos outros, em função de reconhecer a importância do trabalho para a dignificação da pessoa no seu sentido mais amplo. Em seu planejamento, o Fórum vem realizando ações junto às empresas na perspectiva de contribuir para a superação dos limites e avançar nas possibilidades para a efetivação deste direito.

O Unileste, por meio de seu Núcleo de Educação Inclusiva (Nei), apoia o Fórum a fim de ampliar as discussões no meio acadêmico e social sobre os direitos e a igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência.

Comunicação Unileste

NOTÍCIAS