Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

12 de junho de 2019

São Gaspar Bertoni: apóstolo dos jovens

No dia de São Gaspar Bertoni, a Ubec celebra sua trajetória e reforça a importância da educação para a evangelização.

São-Gaspar-Bertoni_UBECNesta quarta-feira, 12, a Igreja celebra a memória e festa de São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais conhecido como Estigmatinos, uma das províncias religiosas fundadoras da Ubec – União Brasileira de Educação Católica.

Presidente da Ubec e religioso estigmatino, pe. José Romualdo Degasperi, define São Gaspar Bertoni como um homem de Deus e conta que sua relação com o sagrado é uma grande inspiração para quem o segue.

“A partir da sua postura educadora, ele sempre procurava mostrar o caminho de transformação para as pessoas. Sua história é uma grande inspiração para nós, da Ubec, que tem a educação evangelizadora como propósito. São Gaspar Bertoni reforça o grande propósito da Ubec e celebrar sua memória significa reavivar isso no interior das pessoas”, afirma o presidente.

Com uma trajetória marcada pelas missões populares, o seguimento a Jesus Cristo e o trabalho com a formação da juventude, São Gaspar Bertoni sempre esteve à serviço do povo, da juventude e do clero.

“Confiemos em Deus que é uma bela confiança!” (São Gaspar Bertoni)

Joaquim Alberto, especialista de Pastoralidade do grupo, considera a trajetória do santo um exemplo de compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo. Para ele, Gaspar é um verdadeiro missionário apostólico, que contribui de maneira significativa para a missão da Ubec.

“Ter o legado de Bertoni, por meio do carisma dos Estigmatinos em nossa fundação, é uma profunda riqueza e responsabilidade, seja no compromisso e amor para com uma educação diferenciada junto aos jovens, como para uma educação evangelizadora voltada para o serviço, preferencialmente aos que mais necessitam”, afirma o especialista.

Vida e Missão

São Gaspar nasceu em Verona, na Itália, no dia 9 de outubro de 1777, em um período em que a cidade era disputada entre franceses e austríacos. A fome se espalhava entre o povo, os feridos lotavam os hospitais, crianças sem escola, os jovens não tinham horizonte e o clero padecia conseguindo fazer pouco em meio a tudo isso. Entrou no Seminário e ordenou-se sacerdote, aos 23 anos de idade, dedicando-se ao cuidado dos doentes, ao trabalho com a juventude, a orientação espiritual e a formação do clero.

Conheça aqui a trajetória de São Gaspar Bertoni, um dos santos fundadores da Ubec

Mesmo vivendo numa época em que as congregações religiosas eram perseguidas pelos franceses e austríacos, ele sentiu o chamado de Deus para fundar uma congregação. Inspirado nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, São Gaspar Bertoni e seus companheiros fundaram uma escola em Verona, ao lado da Igreja dos estigmas de São Francisco de Assis. A ordem religiosa só recebeu o nome de “Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo” após sua morte.

Pe. Gaspar morreu em 1853, aos 76 anos, e foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1989, no dia da festa de Todos os Santos.

Comunicação Ubec – Carol Lira

NOTÍCIAS