17 de agosto de 2016

UBEC presente em encontro mundial salesiano

dddUm documento que define as “Políticas para a presença Salesiana no Ensino Superior” resultou da VIIª Assembleia Geral das Instituições Salesianas de Educação Superior realizada em Roma (Itália) entre os dias 4 e 9 de julho. O encontro (foto), que contou com a participação de reitores e diretores das instituições de ensino é realizado com o propósito de estabelecer as linhas de trabalho que conduzem a presença desta congregação católica no mundo.

Com a singularidade de integrar cinco congregações religiosas diferentes em sua administração, entre as quais os Salesianos, o Grupo UBEC, esteve representado no evento pelos gestores de educação das instituições de ensino mantidas. O pró-reitor acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB), Daniel Rey de Carvalho, o diretor acadêmico da Faculdade Católica do Tocantins, Galileu Marcos Guarenghi, e o pró-reitor acadêmico do Unileste, Marcelo Vieira Corrêa, participaram da Assembleia Geral este ano.

Pastoral em pauta – Conforme os representantes da UBEC, a definição de diretrizes para a Pastoral Universitária Salesiana concentrou a pauta do evento de Roma ao lado da aprovação do documento em que foram propostas nove políticas relativas à identidade e à missão das instituições de ensino superior com presença da congregação salesiana, à solidez institucional, à incidência educativa e pastoral e às relações das instituições. A implementação das políticas se dará até 2020.

Dentre os temas debatidos na Assembleia, destacou-se ainda o estudo apresentado pelo Secretário Geral da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC), Dom Guy-Réal Thivierge. Ele abordou “A cultura dos jovens nas universidades católicas”. Também receberam destaque dos participantes da UBEC temas como o alinhamento entre as ações das instituições de ensino e as políticas propostas para a educação salesiana. A experiência inédita da UBEC em reunir cinco diferentes congregações católicas com objetivo de evangelizar pela educação foi ressaltado neste encontro, pelo fato de seu formato de organização sem precedentes na educação católica no mundo.

Hospitalidade na integração – Os momentos de integração entre os convidados também foi comentado pelos representantes das instituições de ensino superior do Grupo. Eles destacaram o local de hospedagem e realização das reuniões, a Casa Generaliza na região da Pisana, “com paisagem única e típica de Roma”. Além disso, a forma hospitaleira de realizar missas cada dia em um idioma e a programação das refeições conjuntamente permitiram produtivas trocas de experiências.

Prestígio da Assembleia – A visita, à Assembleia, do Rettor Maggiore Ángel Fernández Artime, máximo representante da congregação Salesiana no mundo e considerado o sucessor de Dom Bosco, foi citada entre os pontos de destaque da programação deste ano em Roma.

Foto: Salesianos