OuvidoriaA Ouvidoria da UBEC

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Uma das maiores dificuldades da sociedade contemporânea é a falta do exercício da comunicação e da convivência com as diferenças. Nesse contexto o ambiente coorporativo não fica imune. A sobrevivência das organizações está diretamente pautada à sua capacidade de adaptação e flexibilidade às adversidades do ambiente econômico, social, cultural, ecológico e tecnológico.

A prática do diálogo interno busca convergir os sentimentos, percepções e intenções sobre diferentes assuntos organizacionais. O êxito de uma organização depende, em muito, do nível de prioridade conferida à comunicação interna/externa devendo ser vista como forma de estimular a criatividade.

O organismo Ouvidoria vem a cada dia auferindo destaque e importância no espaço educacional destacando-se por fornecer as organizações uma fonte relevante de dados e informações a respeito da imagem e do nível de satisfação do seu público, seja esse interno ou externo.

A Ouvidoria constitui-se num espaço estratégico e democrático de comunicação entre a instituição e seu público que visa fortalecer os mecanismos de cidadania e qualificar a gestão a partir dos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

É essencial para uma organização como a União Brasileira de Educação Católica – UBEC que seu público tenha espaço institucionalizado para emitir sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias, tendo como objetivo, respostas ágeis e resolutivas com vistas à melhoria dos processos e serviços.

Para tanto, foi criada a Ouvidoria da UBEC com processos de trabalho planejados e qualificados, sob a concepção da gestão participativa, gestão do relacionamento e da democratização da relação entre a organização e o cidadão, na medida em que propicie um atendimento capaz de mediar conflitos e ser eficaz na busca de soluções.

A criação da Ouvidoria da UBEC tem por objetivo a aproximação da instituição e seu público, para que estes participem mais ativamente da gestão institucional calcado na premissa de uma organização que se propõe a servir à humanidade e à Igreja, por meio da Educação e da ação social, com o propósito de alcançar o desenvolvimento integral da pessoa humana e a transformação da sociedade, para uma cidadania engajada, responsável e comprometida com os valores éticos e cristãos. Diante do cenário, a Ouvidoria atua como um mecanismo de participação e diálogo na organização sendo o (a) Ouvidor (a) a peça responsável por buscar racionalidade e equilíbrio diante de situações conflitantes.

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