Pesquisadores da UCB são homenageados pelo desenvolvimento de cosmético antienvelhecimento

Postado em 24/11/2021

Nesta quarta-feira (24/11), a Universidade Católica de Brasília (UCB), unidade mantida pela UBEC, realizou uma Cerimônia de Homenagem aos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da instituição. O evento ocorreu no auditório do Bloco M da Universidade, no Campus Taguatinga. Na ocasião, os pesquisadores receberam placa de homenagem e uma medalha de reconhecimento institucional pelo brilhante trabalho desenvolvido. 

Os pesquisadores homenageados prof. Octavio Franco, prof. Juliana Lott, Thuany de Alencar e Willian Farias foram os responsáveis por desenvolver, em parceria com a startup americana OneSkin, um produto rejuvenescedor a partir da biblioteca de peptídeos criada em laboratórios do cursoOs peptídeos são proteínas que destroem as células envelhecidas e auxiliam na melhoria da saúde da pele.     

A parceria entre a OneSkin e a UCB garantiu à instituição a titularidade de co-patente do produto ao lado da startup. Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Maria Sueli Soares, “colocar o produto no mercado é essencial e para isso é importante ter parcerias com empresas nacionais e internacionais. Porém, com empresas internacionais é muito interessante, pois fica mais fácil ter a patente fora do Brasil”. 

Para o diretor do grupo UBEC, o Prof. Artur Nappo destacou que a ocasião é um marco entre a parceria do Escritório Central da UBEC e da Universidade Católica de Brasília no apoio institucional de incentivo a pesquisa dentro dos programas de Stricto Sensu da UCB. “Mesmo no momento de crise, a instituição compreendeu que era importante continuar investindo, porque esses cursos trazem brilho, diferenciais competitivos no mercado e levam a universidade em um patamar diferenciado. Esse é o nosso espirito, de olhar a UCB como um referencial para que as nossas outras instituições se inspirem”. 

O pesquisador Octávio Franco destacou a importância da UCB no suporte deste projeto. “A instituição deu toda a infraestrutura e apoio na época para que eu pudesse ir ao Canadá aprender a tecnologia. Então, eu fiquei lá durante um período de 9 meses, sendo, ainda, professor da Universidade Católica de Brasília. Agradeço muito por ter tido essa oportunidade”, conta.  

De acordo com Maria Sueli Soares, essa não é a primeira vez que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB firma parcerias para a criação de produtos inovadores. No quadriênio 2017/2020, o programa teve 77 produtos tecnológicos desenvolvidos, além de ter produtos patenteados no mercado. A coordenadora ressalta, ainda, que a Pós-Graduação apresenta conceito 6 (seis) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo considerada um programa de excelência no País.

Fonte: com informações de Glenielle Alves (Agência Olfato UCB)