Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

UCB oferece oportunidades de estudos a distância para quem vive no Japão

Em ações voltadas para promoção dos cursos oferecidos pela UCB, o Polo Japão promove oportunidades de formação para brasileiros que vivem no país

A palestra “Universidades brasileiras e a EAD da UCB” atraiu cerca de 200 estudantes do ensino médio de quatro escolas brasileiras em Toyota (Aichi), no Japão, para a uma série de palestras sobre ensino superior. O encontro visou informar aos estudantes sobre as opções que eles têm para continuar os estudos em uma universidade, seja no Japão, com aulas presenciais ou virtuais, no Brasil, ou em outros países.

Miguel Y. Kamiunten, coordenador do polo Japão da UCB em Tóquio, foi o palestrante e representante da Instituição no evento. Além dele, palestraram também graduados em Direito, Mecatrônica e Relações Internacionais que atualmente trabalham no Japão ou fazem pós-graduação. Miguel apresentou os cursos oferecidos pela Católica Virtual e distribuiu panfletos com informações sobre os cursos ofertados na modalidade a distância. Houve grande interesse, inclusive pelos cursos gratuitos (Moocs).

Foto: UCB
Foto: UCB

“Nossa intenção é intensificar o contato com esses jovens e proporcionar a eles a continuidade de seus estudos em português sem sair do Japão. A ‘geração Z’, dos nascidos após o ano 2000, público-alvo da palestra, ao ser perguntada sobre opções de comunicação, apontou as redes sociais e os aplicativos de celular em paridade ao e-mail e telefone”, afirmou Miguel.

UCB no Japão

A UCB oferta cursos na modalidade a distância desde 2005 no Japão e, atualmente, existem dois polos, em Tóquio e Nagoya. São cerca de 30 cursos on-lines oferecidos para os brasileiros residentes no Japão e voltados para pessoas que não podem se deslocar diariamente até uma universidade.

Conforme dados divulgados pelo Ministério de Justiça do Japão, vivem atualmente no arquipélago 200 mil brasileiros, sendo 40 mil em idade escolar. Esses jovens estudam em escolas japonesas em idioma japonês, seguindo o currículo local, e em escolas brasileiras que seguem o currículo brasileiro e têm seus documentos homologados pelo MEC.

Polo Japão da UCB visita a ONG No Borders 

A ONG recebe estudantes de licenciatura do Polo Japão da UCB durante estágios obrigatórios e voluntários

A Universidade Católica de Brasília, por meio do Polo do Japão, junto com a Embaixada do Brasil em Tokyo, visitou a organização sem fins lucrativos No Borders no dia 9 de junho deste ano. No Borders é uma ONG que auxilia com reforço escolar crianças estrangeiras de Gunma, província ao norte de Tóquio.

“Muitas dessas crianças são brasileiras e os estudantes dos cursos de licenciatura da UCB residentes no Japão, além de fazerem seus estágios obrigatórios, podem exercitar uma atividade voluntária”, afirmou Miguel Y. Kamiunten, coordenador do polo Japão da UCB, em Tóquio. Kamiunten esclarece que muitos jovens brasileiros param de estudar devido a dificuldade de compreensão do idioma local e têm sua capacitação profissional comprometida.

Sobre a ONG: No Borders é uma entidade jurídica sem fins lucrativos que visa contribuir para o crescimento da qualidade de vida da população residente no Japão por meio de ações que proporcionam harmoniosa convivência cultural, tendo como público-alvo crianças em idade escolar. A instituição oferece, além do translado, acompanhamento e orientação nas tarefas escolares, aulas de idioma, atividades recreativas, sociais e esportivas.

Fonte: Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

robert-prevost-papa-leao-xiv (1)

Habemus Papam!

Assembleia (4)

Assembleia Ampliada da UBEC 2025

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Compartilhe:

Pular para o conteúdo