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Canal de Denúncias

Esse canal é uma ferramenta importante no fortalecimento da Transparência e Governança de nossa Instituição. Sua finalidade é receber manifestações de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. 

Após a denúncia, você receberá um protocolo para acompanhar o status da manifestação. As denúncias serão recepcionadas e conduzidas pelos membros do Comitê de Ética,  garantindo isenção e sigilo nas tratativas. 

  • Violência contra crianças e adolescentes 
  • Violência contra a mulher 
  • Crimes de internet 
  • Violência contra pessoa com deficiência
  • Assédio moral
  • Racismo
  • Terrorismo
  • Violência sexual 
    • Assédio Sexual 
    • Estupro 
    • Violência sexual mediante fraude 
    • Importunação sexual 
    • Registro não autorizado da intimidade sexual 
    • Corrupção de menores 
  • Estudantes
  • Colaboradores administrativos
  • Docentes
  • Familiares
  • Associadas
  • Sociedade em geral

O que é passível de denúncia? 

As manifestações que indicam irregularidades e ferem o Código de Ética do Grupo UBEC e a legislação vigente. 

Qual é o tempo de resposta à minha denúncia? 

No momento do registro no Canal de Denúncias, o manifestante recebe um protocolo e poderá acompanhar o andamento da denúncia. O prazo para resposta é de até 10 dias úteis. Esse período pode ser prorrogado a depender da situação. 

Qual é o fluxo de acolhimento e tratativas de uma denúncia? 

As manifestações são recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas. Os acordos e conclusões das manifestações são representadas no Conselho de Administração do Grupo UBEC. 

Quais são os tipos de registro de denúncia? 

Anônimo: quando o manifestante não informa para o Canal de Denúncias seu nome e contato (e-mail, telefone, etc.). No caso das manifestações anônimas, será adotada medida sumária de verificação de elementos acerca da veracidade da denúncia e, ficará a critério do Comitê de Ética, aceitar ou recusar a manifestação. A opção de registro anônimo não dará o direito de resposta ao manifestante. 

 
Sigiloso: quando o manifestante informa para o Canal de Denúncias o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.), mas solicita sigilo da sua identidade nas demais instâncias. Será preservada a identidade e garantida a proteção, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante, em obediência ao direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade. 

Identificado: quando o manifestante informa o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.) e aguarda resposta/conclusão. 

Qual é a diferença entre o Canal de Denúncias e a Ouvidoria? 

O Canal de Denúncia é exclusivo para as questões de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. A Ouvidoria permanece com os atendimentos classificados de média e baixa complexidade – reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios. 

DENUNCIE OU ACOMPANHE O ANDAMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO 

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