Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Coordenadora de Pastoralidade representa Grupo UBEC no Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil   

Evento foi realizado em Aparecida, São Paulo, e trabalhou as necessidades da juventude contemporânea   

A coordenadora de Pastoralidade do Colégio Católica Machado de Assis (Unidade de Missão da UBEC), Beatriz Rocha de Moraes, representou o Grupo no primeiro Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil. O evento foi realizado na cidade de Aparecida, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de agosto, e teve como tema “Onde estão as juventudes? Vinde e vede”. O objetivo da ação foi fortalecer a identidade salesiana, favorecendo o carisma nas diversas presenças e ações no território brasileiro.    

O Encontro Nacional reuniu líderes religiosos, incluindo inspetores e inspetoras, além de coordenadores de ações sociais, de comunicação, dos colégios Rede Salesiana Brasil, Coordenação da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil e representantes de instituições de educação básica e superior.   

A participação ativa da UBEC neste encontro se reveste de significativa importância. Como nossa Associada e um dos carismas que nos inspiram, a Rede Salesiana compartilha a visão de uma educação de qualidade e integral, e tem em comum com o nosso Grupo a missão de oferecer oportunidades e orientações valiosas para as juventudes, preparando-as para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, relatou Beatriz.   

Na programação do evento, o público acompanhou o debate de temas centrados na compreensão das realidades juvenis que desafiam as instituições de ensino. Além disso, os participantes foram desafiados a encontrar respostas educativo-pastorais eficazes, em um esforço para atender às demandas e necessidades das juventudes contemporâneas. A reunião também buscou integrar líderes dos diversos segmentos da missão educativo-pastoral, em especial aqueles ligados à Pastoral Juvenil e aos Comitês da Ação Social, Comunicação e Escolas.    

De acordo com Beatriz, a experiência foi enriquecedora nos aspectos espirituais e pedagógicos. “Entre os principais aprendizados do evento, destaca-se a compreensão aprofundada das complexidades enfrentadas pelas juventudes nos dias de hoje. Os debates permitiram a identificação de estratégias mais eficazes para atender às necessidades desses jovens, bem como a importância de uma abordagem em rede para maximizar os resultados das ações educativo-pastorais” pontuou. 

Como devolutiva da participação e continuidade da pauta, Beatriz compartilhou a experiência e principais indicativos do encontro para os demais líderes de pastoralidade durante as reuniões gerenciais com todas as Unidades de Missão do Grupo. 

Notícias Recentes

UBEC - DIVULGAÇÃO - RELATÓRIO EXCELÊNCIA DE GESTÃO UBEC_SITE

Grupo UBEC publica Relatório de Excelência de Gestão 2023 

ASADAD

Coordenação de Pastoralidade se reúne com assessores da CNBB

COP 30 LAUDATO SI

UBEC participa de reunião que prepara contribuição da Igreja para COP30

MicrosoftTeams-image (95)

Grupo UBEC realiza pré-lançamento da Campanha de Captação da Educação Básica 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo