Estudantes da UCB são destaque em premiação do Hackathon da Mútua

Grupos foram classificados em segundo e terceiro lugar

Entre os dias 1 e 3 de setembro, estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Design Visual e Engenharia de Software da Universidade Católica de Brasília, Unidade de Missão do Grupo UBEC, foram premiados em segundo e terceiro lugar no Hackathon da Mútua. O desafio das equipes foi criar e propor ações inovadoras para otimizar processos de concessão e de renegociação de benefício, e as três melhores criações foram premiadas com valores de R$ 10 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil, respectivamente.

A responsável pela premiação, Mútua, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que ganha destaque por ser referência na prestação de benefícios e serviços aos profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. A participação dos estudantes e o ótimo desempenho firmam a ação e missão da UCB, de promover uma educação de qualidade, pautada nos valores humanos, transformando excelentes profissionais para o mercado de trabalho.

Os ganhadores do segundo lugar propuseram soluções abrangentes para melhoria dos processos internos. Criaram o protótipo de um site com novas funcionalidades e fizeram melhorias na intranet, com foco em uma interface dinâmica e esteticamente agradável. João Victor Gracês, estudante de Ciência da Computação, fez parte desse grupo e destaca a contribuição da UCB para a conquista. “Como bolsistas do projeto Apple Developer Academy, tivemos a oportunidade de aprimorar significativamente nossas habilidades em design, desenvolvimento, storytelling, trabalho em equipe, entre outras skills exploradas no projeto”.

O grupo classificado na terceira posição desenvolveu soluções para aprimorar os processos gerenciais e operacionais da Mútua. Guilherme Lima Silva, estudante de Engenharia de Software, foi um dos integrantes. Segundo ele, tarefas que antes levavam até 40 minutos para serem executadas, agora acontecem em tempo real. Guilherme aponta outros aspectos positivos da participação do evento, além da premiação: “minha autoestima aumentou muito, [ganhei] visibilidade, consegui conversar com muita gente, trocar network, e agora eu tenho um ânimo melhor sobre a minha carreira, porque eu estou me sentindo mais confiante”.

Para a coordenadora dos cursos da UCB, professora Joyce Siqueira, “esse prêmio mostra a importância do estudo constante para estar preparado para as oportunidades. Nós, professores, estamos muito orgulhosos da participação dos alunos e dos prêmios recebidos. Esperamos que o exemplo possa ser um gratificante estímulo aos demais estudantes visando alcançar objetivos cada vez mais audaciosos”.

O Grupo UBEC parabeniza os estudantes da UCB pelo empenho, dedicação e criatividade. Esta ação inovadora foi resultado dos estudos e conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação.

Lista das equipes vencedoras:

2º lugar

João Victor Bernades Gracês – Ciência da Computação

Kauã Miguel Costa Matos – Ciência da Computação

Lucas Pontes Santana – Engenharia de Software

Julia de Matos Almeida Campos – Design Visual

Maria Clara Reis Guimarães – Design Visual

3º Lugar

Carlos Matos – Design Visual

Gustavo Alves – Design Visual

Guilherme Lima Silva – Engenharia de Software

João Pedro Cabral – Engenharia de Software