Grupo UBEC celebra 50 anos de dedicação à missão de educar

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) celebra, no próximo dia 12, meio século de dedicação à missão de educar. A Instituição, nascida em 1972 com o objetivo de manter instituições católicas de ensino e construir uma rede de educação sólida e de qualidade, hoje vê os seus princípios e valores serem multiplicados em dez Unidades de Missão localizadas no Centro-Oeste, Sul, Norte, Nordeste e Sudeste.

Com o tema “Memória, presença e profecia”, as dimensões de passado, presente e futuro são eixos estruturantes e norteadores da ação celebrativa que se materializa na Celebração Eucarística, a ser realizada no dia 12 de agosto, às 16h, no Auditório Central da Universidade Católica de Brasília (UCB) – uma das Unidades de Missão do Grupo.

O evento será transmitido ao vivo para as Unidades de Missão em todo Brasil: Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Colégio Católica de Brasília, Colégio Católica Padre de Man, Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais, Colégio Católica Machado de Assis, Colégio Católica de Curitiba e Escritório Central.

Para o presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, o cinquentenário da Instituição é um chamado a seguir servindo, sem medir esforços, como Igreja que caminha junto com seu povo, compartilhando as dificuldades, cultivando sonhos em prol de uma educação inclusiva e transformadora.

“Celebrar o Jubileu significa ter consciência da nossa existência, presença e missão como Grupo UBEC e potencializar a nossa identidade, acreditar no projeto educativo que entregamos à sociedade e assumir, mais uma vez, o compromisso social de contribuir com a mudança de vida daqueles que precisam de nós”, aponta.

História

A origem do cinquentenário grupo educacional está na experiência internacional em educação e atuação missionária e evangelizadora de cinco congregações religiosas, somada à uma diocese: Irmãs Salesianas, Irmãos Lassalistas, Irmãos Maristas, Irmãos e Padres Estigmatinos, Irmãos e Padres Salesianos e Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A pluralidade de instituições religiosas enriquece e potencializa o jeito de educar da UBEC, além de ser uma experiência de sinodalidade – de “caminhar juntos”.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, o grupo é fruto da união de pessoas de fé impregnados pelo carisma dos fundadores. “Desde o lançamento da pedra fundamental, que inicia essa caminhada em solo brasiliense, até os dias de hoje, em que chegamos às cinco regiões brasileiras, trazemos em nossa trajetória a marca de um trabalho construído por muitas mãos, vozes, pensamentos e sentimentos que, juntos, tornaram realidade o ideal de educação e evangelização dos seus santos fundadores – que nos inspiram no presente pela resiliência, amorosidade, trabalho empreendedor e o amor à educação”, finaliza.