Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Grupo UBEC inicia 5ª turma da pós-graduação em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida

Programa já formou três turmas, totalizando mais de 550 educadores capacitados 

No mês de agosto, o Grupo UBEC iniciou a 5ª turma da pós-graduação em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida, com um total de 103 estudantes matriculados. A formação é destinada aos educadores de todas as Unidades de Missão, e teve o primeiro encontro no dia 15/08, de forma on-line.    

As principais ações com os estudantes são desenvolvidas por meio de fóruns e de trabalhos em grupo. O curso tem como fio condutor o protagonismo dos participantes e a construção coletiva do conhecimento, por meio de conteúdos que associam teoria, reflexão e ação para uma aprendizagem voltada para a experiência, a práxis e o propósito. Portanto, há muitas metáforas e simbologias que inspiram os participantes a refletirem sobre a sua condição humana nos diversos âmbitos de atuação, seja na vida pessoal, seja na atuação profissional”, explica professor José Ivaldo, ao falar sobre as ações desenvolvidas pela capacitação. 

Para iniciar o ciclo, no primeiro encontro, os pós-graduandos acompanharam a apresentação do curso, as intencionalidades, a proposta pedagógica e as unidades curriculares disponíveis neste semestre. Também foram abordados o foco da formação, que objetiva o desenvolvimento das habilidades pedagógicas, para aprimorar o protagonismo dos educadores, através de uma educação humanista, sustentável e inovadora. Além disso, a iniciativa também contribui para a elaboração, definição e acompanhamento do projeto de vida dos colaboradores.   

Ao falar sobre o objetivo da pós-graduação, Joaquim Silva, coordenador corporativo de pastoralidade do Grupo, explica que a ação deve “favorecer a formação continuada para os educadores de todas as Unidades de Missão da UBEC, de modo a potencializar a atuação de cada um, por meio de olhares acerca de temáticas educativas, da valorização e descoberta do protagonismo e do cuidado com o propósito de vida”.   

A pós-graduação já formou três turmas, e soma a formação de mais de 550 estudantes de todas as Instituições do Grupo, com perfis e cargos distintos, envolvendo gestores, professores e administrativos. Atualmente, duas turmas estão em processo formativo. “Que este percurso formativo seja uma experiência de presença, de proximidade e de partida para muitas possibilidades de aprendizagens e de propósitos transformadores nas Unidades de Missão”, finaliza professor José Ivaldo.   

A pós-graduação Educação, Protagonismo e Propósito de Vida é uma iniciativa do Grupo UBEC, coordenada pela Pastoralidade do Escritório Central, como estratégia de continuidade de implementação do Programa Propósito de Vida.  

Notícias Recentes

feed-01

ANEC celebra o Dia Internacional da Educação Católica lançando livro: ‘Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade’

MicrosoftTeams-image (68)

Corrente de solidariedade pelo Rio Grande do Sul

UBEC recebe carta de um Dicastério de Roma durante Assembleia Ampliada em Brasília

UBEC recebe carta de um Dicastério de Roma durante Assembleia Ampliada em Brasília

Membros do Conselho das Associadas visitam o Escritório Central

Membros do Conselho das Associadas visitam o Escritório Central

Compartilhe:

Pular para o conteúdo