No início de dezembro, o Grupo UBEC participou de um importante momento, sobre o processo de mobilização da Igreja Católica no Brasil, em direção à Conferência das Nações Unidas, sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém (PA), em 2025.
Por meio da Coordenação Corporativa de Pastoralidade, o representante Joaquim Alberto Andrade esteve presente na reunião ampliada da Articulação Igreja rumo à COP 30, ocorrida em Brasília (DF), no último dia 2 de dezembro. Na ocasião, o grupo, composto por dezenas de instituições representadas, refletiu sobre o atual cenário das mudanças climáticas, partilhou experiências de ações realizadas em seus territórios, e planejou passos concretos para contribuir com a COP 30.
Com o objetivo de fortalecer ações conjuntas e ampliar a sinergia entre diferentes iniciativas, em prol da justiça climática, o evento reuniu diversos representantes de setores, pastorais e organismos da Igreja Católica no Brasil, bem como movimentos sociais, organizações ambientais e outros agentes interessados em construir estratégias para enfrentar os desafios da crise climática global.
De acordo com Joaquim Alberto, coordenador corporativo de Pastoralidade, do Grupo UBEC, a reunião ampliada traz uma reflexão sobre o papel da Igreja diante da crise climática.
“Vivemos um período complexo de cuidado com o nosso planeta, contexto que nos convoca a somarmos forças em rede em prol da construção de novas formas de habitar à Terra. A educação tem papel fundamental nesse caminho, pois colabora com a transformação humana e social. Neste sentido, a UBEC, comprometida com sua missão, com o Evangelho, com a convocação do Papa Francisco, se une à Igreja do Brasil, nessa construção de pautar as questões relacionadas com a ecologia integral e preparação da COP 30, como tempo oportuno e estratégico de fortalecimento da pauta”, esclarece o coordenador.
Propostas e planos de ação para 2025
A articulação para a COP 30 é inspirada pela encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que convoca à conversão ecológica, e, durante a reunião, os participantes consolidaram propostas, que podem contribuir para o debate internacional sobre preservação ambiental e justiça socioeconômica. Dialogaram sobre o enfrentamento às mudanças climáticas no pontificado do Papa Francisco, bem como o entendimento e partilha de experiências sobre a participação na COP 16 e na COP 29, e as perspectivas para a COP 30.
Ao final do encontro, as equipes apresentaram os planos de ação, a consolidação do calendário 2025, bem como as agendas que acontecerão nos próximos meses, em especial os eventos regionais que acntecerão nas cinco regiões do país em
preparação e mobilização para a COP 30. Para Joaquim Alberto, estreitar o relacionamento com esses parceiros pode fazer a diferença na atualidade, bem como num futuro próximo, para as gerações vindouras e para a contribuição do cuidado com o Planeta.
“A UBEC segue potencializando a pauta, seja na participação da agenda, em preparação à COP 30, por meio do GT de Educação, assim como nas inciativas e estratégias institucionais, que seguem sendo desenvolvidas no grupo e Unidades de Missão, como caminho de materializar o compromisso integral do Grupo”, finaliza o coordenador de Pastoralidade, Joaquim Alberto Andrade.