Grupo UBEC realiza 1º Fórum Nacional de Estudantes  

Encontro reuniu público de todas as Unidades de Missão de Educação Básica e Nível Superior, e alta gestão ouviu opiniões e pontos de vistas dos acadêmicos 

Na última terça-feira, 03/10, a União Brasileira de Educação Católica promoveu o 1º Fórum Nacional de estudantes do Grupo. O encontro foi realizado em dois momentos, de forma on-line (via Teams), contemplando e contando com a participação das dez Unidades de Missão, sendo pela manhã voltado para os colégios de educação básica e, no período da noite, para as Instituições de ensino superior.   

Lideranças do Grupo UBEC marcaram presença nos encontros on-line. Participaram das programações o presidente do Conselho de Administração, padre Geraldo Adair da Silva, o diretor-geral, Daniel Galelli, o gerente corporativo de Educação, Daniel Tanigushi, a coordenadora executiva de Educação Básica, Olga Freitas, a coordenadora executiva de Educação Superior, Tatiana Portella, o coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto, além das direções e coordenações de Pastoralidade das Unidades de Missão.   

Para iniciar o encontro, Joaquim deu as boas-vindas, apresentando aos presentes a programação e os participantes. Na oportunidade, o coordenador corporativo comentou sobre a alegria de promover o evento aos estudantes do Grupo UBEC, além de ressaltar a importância e o objetivo da ação, que foi promover interação e momento de escuta dos jovens. Em seguida, Joaquim passou a fala aos gestores presentes.   

“Já tive a oportunidade de encontrar com vocês, em algumas visitas às Unidades de Missão. Neste ano, iniciamos, na Instituição, um processo importante, que é colocar os nossos estudantes no centro das ações pastorais. Eles são a nossa razão de existir, e, por isso, precisamos sempre contribuir com a jornada dos nossos educandos. Esse nosso propósito permanece e é ponto focal em nosso planejamento estratégico. Hoje, realizamos esse evento que foi sonhado e Deus nos permitiu concretizar, e iremos ouvir vocês, adolescentes e jovens, que têm um modo único de enxergar o mundo. Nós temos muito o que aprender com vocês”, disse padre Geraldo durante a abertura.   

Em seguida, o diretor-geral do Grupo UBEC, ressaltou que este foi um momento importante de escuta aos nossos estudantes. “Reforço, aqui, a missão do Grupo UBEC, que é promover educação integral e compromisso social. Nessa linha, lembro que somos uma instituição filantrópica. O exercício que os estudantes e educadores fazem diariamente é essencial, porque vocês convivem e trocam experiências de forma solidária. E é isso que o mundo precisa, por isso queremos sempre nos aproximar de vocês”, abordou Galelli.   

Durante o encontro com os estudantes de Educação Básica e Ensino Superior, foram oportunizados espaços de diálogos entre os presentes, favorecendo o ambiente em relação à percepção estudantil acerca das pastorais, contribuindo, assim, para a elaboração do II Encontro Nacional de Pastoralidade do Grupo, que também será realizado neste mês de outubro. Os jovens acadêmicos apresentaram as reflexões através de dinâmicas, nas quais responderam questões sobre os estudos e a espiritualidade.    

Para o gerente corporativo de educação do Grupo UBEC, a ação foi importante para unir e aproximar as unidades localizadas em todo o Brasil. “Em um mundo globalizado, é necessário interagir entre as nossas unidades de missão. Quero que esse seja o primeiro de muitos encontros, e, quem sabe, em breve de forma presencial”, disse Daniel.   

Pela manhã, a professora Olga também lembrou, durante a programação, a fala do Papa Francisco, que disse aos jovens para não terem medo, pois o mundo precisa deles. “Convidamos a ouvirem a voz de Cristo e a não temerem. Nós, professores e sociedade, precisamos de vocês para lutarem pelo mundo e pela paz”, ressaltou. Já no período da noite, professora Tatiana agradeceu a presença dos estudantes e lembrou das ações de promoção acadêmica do Nível Superior nas unidades da UBEC 

Esse foi o primeiro encontro nacional dos estudantes do Grupo. Com a realização, a alta gestão da Instituição analisará as escutas e usará as bases e pontos de vistas dos estudantes para promover ações que aproximem, ainda mais, o educando do espaço acadêmico e pastoral, para, assim, promover oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Com o resultado positivo, a UBEC se prepara para realizar mais encontros, seguindo, ainda, com a proposta de ofertar ações que integrem todas as Unidades de Missão, incluindo o Escritório Central. “Para o próximo ano, a previsão é que nosso encontro seja realizado de forma presencial”, finalizou Joaquim.