Organizações católicas entregam carta de apelo por justiça climática e socioambiental à Câmara dos Deputados   

A programação da Semana Laudato Si’ 2023, encerrada no dia 28 de maio deste ano, contou com atividades em nível nacional e regional que discutiram o tema “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”. Lideranças religiosas, políticas e de movimentos sociais participaram de oficinas, atos e encontros que encaminharam ações concretas em prol do cuidado com a Casa Comum. 

 O Grupo UBEC, representado pelo coordenador corporativo de Pastoralidade, Joaquim Alberto Silva, marcou presença nas agendas da Semana, incluindo a Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara dos Deputados.  

O encontro contou com a participação de diversas lideranças, como dom José Ionilton de Oliveira, bispo da prelazia de Itacotiara (AM) e secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil); dom Vicente Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e secretário da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); cacique Dadá Borari, do povo Indígena Maró, no estado do Pará; Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); e Andréa Gaivotas, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP).  

Na oportunidade, as organizações católicas e demais instituições presentes entregaram, ao presidente da Comissão de Legislação Participativa, uma carta que reflete sobre as necessidades urgentes de “proteção integral do meio ambiente, superação das desigualdades sociais e a promoção de ações eficazes para a defesa da biodiversidade, o enfrentamento às consequências das mudanças climáticas e o enfrentamento e combate à fome”.   

O documento formal, também assinado pelo Grupo UBEC, solicita o compromisso da Câmara dos Deputados com tais agendas, de modo a somar forças na busca por “soluções concretas de enfrentamento às mudanças climáticas e à promoção de justiça socioambiental”.  

Compromisso Integral 

No Brasil a Semana Laudato Si’ foi organizada pela CNBB, Repam Brasil e Movimento Laudato Si’, com o apoio de diversas organizações, dentre elas a UBEC.  De acordo com Joaquim, a presença cada vez mais efetiva da Instituição em causas de cuidado com a Casa Comum está em conexão com a missão, conjunto de valores e princípios do Grupo.  

“As temáticas como ecologia integral e humanismo solidário são pautas constantes nas nossas estratégias de Pastoralidade. Como exemplos, aponto as Semanas de Mobilização vivenciadas em todas as UMs, as usinas fotovoltaicas e o Relatório anual de Compromisso Integral. Saliento, ainda, a participação da UBEC no Programa Universitário Amazônico e na Comissão de Educação Intercultural, ambas iniciativas da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA”, completa.  

O apoio da UBEC à Semana Laudato Si’ reforça o comprometimento institucional em cuidar e promover o cuidado com a Terra, com a humanidade, natureza e seres vivos em nossos espaços educacionais, contribuindo para a formação de crianças, jovens e adultos conscientes de seu papel transformador na sociedade em que vivemos.