UBEC apresenta novo sistema informatizado do Canal de Denúncias

Educadores de todas as Unidades de Missão participaram, na tarde de quinta-feira (16), do workshop de apresentação do novo sistema informatizado do Canal de Denúncias. A plataforma conta com a gestão da Deloitte, consultoria de referência no segmento, para garantir a imparcialidade, independência e elevados padrões de segurança durante todas as fases de atendimento às manifestações. 

O encontro, realizado via Teams, contou com a presença do presidente do Conselho de Administração UBEC, Pe. Geraldo Adair e da vice-presidente e coordenadora do Comitê de Ética UBEC, Ir. Divina Neves. A coordenadora executiva de Ouvidoria, Rosilândia Oliveira, a coordenadora-geral corporativa Jurídica, Polliana de Carvalho, e a coordenadora executiva de Comunicação, Chirliana Souza, também participaram do momento enquanto integrantes da Comissão Disciplinar Permanente do Grupo. 

Em sua fala, Pe. Geraldo mencionou a busca constante da UBEC pela maturidade organizacional e governança corporativa, citando que uma ação estratégica para alcançar este objetivo é a implementação do programa de integridade – dispositivos institucionais relacionados à transparência, gestão de riscos e visibilidade das crenças e valores.  

“A parceria com a Deloitte na gestão do Canal de Denúncias traz expertise e inovação neste processo tão importante. É com seriedade e compromisso que queremos lidar com a transparência, prestação de contas e ética, valores inegociáveis da nossa Instituição”, complementou. 

Apresentação do novo sistema informatizado 

Na oportunidade, a gerente da Deloitte, Karoline Novaes, detalhou todos os processos conduzidos pela empresa no tratamento das manifestações recebidas via Canal de Denúncias. Foram esclarecidos os canais de comunicação disponibilizados, quais são os tipos de atos ilícitos e comportamentos antiéticos que podem ser denunciados e o fluxo de funcionamento do canal. Após recebida, a manifestação é acolhida e tratada de forma independente pela equipe de Analistas e Consultores Deloitte, para depois ser direcionada ao Comitê de Ética da UBEC.  

Durante o workshop, Rosilândia apresentou os principais desafios e avanços da área de Ouvidoria, contemplando desde o reposicionamento da Coordenação em 2019 até o refinamento do Canal de Denúncias – etapa atual que envolve a Deloitte e a validação da Política específica do Canal ainda em 2023. No fechamento do evento, Ir. Divina ressaltou a importância desta parceria para a consolidação da ferramenta e destacou a contribuição de todos os membros da comunidade educativa no acolhimento ao novo sistema. 

Acesso ao Canal de Denúncias 

O Canal é uma ferramenta importante no fortalecimento da Transparência e Governança da UBEC e tem como finalidade o recebimento de manifestações de alta complexidade relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. 

Estudantes, colaboradores, familiares, associadas e a sociedade podem realizar a denúncia no portal www.ubec.edu.br, ao clicar no tópico “Canal de Denúncias” disponível no menu superior.