A União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) compreende as pessoas de sua organização como uma prioridade estratégica, e, por isso, fomenta uma série de programas e projetos voltados aos seus profissionais.
Este ano, a instituição inicia o Programa de Gestão de Desempenho por Competência, promovido pela Coordenação Geral e Corporativa de Desenvolvimento Humano e Organizacional, em todas as unidades de missão.
O principal objetivo do projeto é identificar, de forma assertiva, as possibilidades de desenvolvimento de pessoas, para a construção de um clima organizacional favorável, atraindo e mantendo profissionais. A consequência desse processo é o atingimento de resultados estratégicos.
A gestão de desempenho é, na verdade, um processo contínuo, executado em um modelo de jornada, que envolve pesquisas, avaliações, feedbacks e que se desdobram na criação do Plano de Desenvolvimento do Colaborador (PDC).
O programa é estruturado em quatro pilares – pessoas, cultura, resultados e diálogo – e, como destacou o coordenador geral de Desenvolvimento Humano Organizacional, Henrique Cesar Andrade, serão a base para transformar o contexto organizacional. “Com análise de dados avaliativos e ações de desenvolvimento integradas poderemos efetivamente transformar as vidas de nossos educadores e transformar a instituição”, afirmou.
Nesta primeira fase, foram realizados treinamentos orientando todas as pessoas sobre o que é a gestão de desempenho. Agora, os educadores começam o primeiro ciclo composto por autoavaliação, avaliação da liderança imediata e recebem a avaliação de seu líder.
A reitora interina da UCB, professora Adriana Pelizzare, destaca a importância do programa e da valorização dos educadores. “Considero essencial para a instituição a implantação do programa de gestão por competência para o crescimento dos colaboradores e da organização, como uma entidade que preza pela transparência e os valores humanos”, afirmou a reitora interina.
Todo este processo de avaliações, feedbacks e execução do PDC é embasado a partir da voz ativa do colaborador e contribui de forma efetiva na consolidação do Jeito de Ser UBEC – nossa cultura organizacional: de cuidado, humanismo solidário, espiritualidade, inovação e amor por educar.
Ressalta-se que a ferramenta tecnológica utilizada para comportar toda a Gestão de Desempenho contempla funcionalidades para medir a felicidade interna bruta e estimular o compartilhamento de celebrações e objetivos dos nossos Educadores de forma gamificada.