Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
UBEC recebe carta de um Dicastério de Roma durante Assembleia Ampliada em Brasília

UBEC recebe carta de um Dicastério de Roma durante Assembleia Ampliada em Brasília

Carta do Dicastério de Roma: Um Chamado à União e Missão Evangelizadora na Assembleia Ampliada da UBEC

Ir. Teresinha Ambrosim – Secretária do Conselho das Associadas do Grupo UBEC fazendo a leitura da Carta
Ir. Teresinha Ambrosim – Secretária do Conselho das Associadas do Grupo UBEC fazendo a leitura da Carta

Nos dias 25 e 26 de abril, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) realizou sua Assembleia Ampliada no auditório das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília/DF. Esse evento, que reuniu representantes das congregações religiosas e diocese instituidoras da UBEC e tem como objetivo fortalecer e integrar essas entidades em prol de uma educação evangelizadora.

Durante a Assembleia, a UBEC recebeu, pela primeira vez, uma carta do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, dirigida aos participantes do evento eaos educadores da instituição. Na carta, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério, exorta o empenho dos presentes em unir esforços entre congregações e igrejas particulares com vocação especial para a educação.

O Cardeal ressalta a importância da intercongregacionalidade do Grupo UBEC, alinhada ao espírito sinodal e o compromisso de trabalhar em rede, em conformidade com o grande projeto do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. Em trecho da carta, o Prefeito do Dicastério aponta que os valores da estão em harmonia com o Pacto Educativo, especialmente ao promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e educar para uma cidadania responsável, embasada em valores humanos e cristãos.

O documento aborda também a relevância da identificação cristã em todas as ações educativas, apontando que Jesus Cristo é a nossa maior riqueza e reafirmando a missão inabalável de educar os alunos nas verdades que dão sentido à vida.

A UBEC recebe a carta com gratidão e, inspirada nas palavras do Cardeal José Tolentino, renova seu compromisso em seguir os princípios e valores cristãos em sua missão educativa, fortalecendo assim sua contribuição para a formação integral das pessoas e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Assembleia Ampliada da UBEC

A Assembleia Ampliada contou com a presença do Secretário Geral da CNBB, Dom Denílson Geraldo, que presidiu a celebração eucarística da Assembleia.

Secretário Geral da CNBB, Dom Denílson Geraldo, presidente da Celebração acompanhado dos concelebrantes Padre Geraldo Adair ( presidente do CAD da UBEC), Padre Isaac Assim (Coordenador de pastoralidade do Colégio Católica Brasília), e os membrosConselho das Associadas da UBEC.

Ao falar sobre a alegria participar da celebração, o secretário geral refletiu sobre a liturgia e sobre as palavras do Cardeal Tolentino e reforçou que para entender o que é sinodalidade, é necessário humildade para ouvir e valorizar que outro está dizendo, a experiência do outro e afirmou: sinodalidade exige relacionamento mútuo”

Assim, movidos pela missão de promover uma educação evangelizadora os representantes dos Lassalistas, Maristas, Salesianos, Salesianas, Estigmatinos e da diocese de Itabira e Coronel Fabriciano-MG vivenciaram momentos de partilha e renovo de seus carismas fundacionais.

➢ Confira a carta na íntegra:
CARTA CARDEAL TOLENTINO

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo