Carta do Dicastério de Roma: Um Chamado à União e Missão Evangelizadora na Assembleia Ampliada da UBEC
Nos dias 25 e 26 de abril, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) realizou sua Assembleia Ampliada no auditório das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília/DF. Esse evento, que reuniu representantes das congregações religiosas e diocese instituidoras da UBEC e tem como objetivo fortalecer e integrar essas entidades em prol de uma educação evangelizadora.
Durante a Assembleia, a UBEC recebeu, pela primeira vez, uma carta do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, dirigida aos participantes do evento eaos educadores da instituição. Na carta, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério, exorta o empenho dos presentes em unir esforços entre congregações e igrejas particulares com vocação especial para a educação.
O Cardeal ressalta a importância da intercongregacionalidade do Grupo UBEC, alinhada ao espírito sinodal e o compromisso de trabalhar em rede, em conformidade com o grande projeto do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. Em trecho da carta, o Prefeito do Dicastério aponta que os valores da estão em harmonia com o Pacto Educativo, especialmente ao promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e educar para uma cidadania responsável, embasada em valores humanos e cristãos.
O documento aborda também a relevância da identificação cristã em todas as ações educativas, apontando que Jesus Cristo é a nossa maior riqueza e reafirmando a missão inabalável de educar os alunos nas verdades que dão sentido à vida.
A UBEC recebe a carta com gratidão e, inspirada nas palavras do Cardeal José Tolentino, renova seu compromisso em seguir os princípios e valores cristãos em sua missão educativa, fortalecendo assim sua contribuição para a formação integral das pessoas e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Assembleia Ampliada da UBEC
A Assembleia Ampliada contou com a presença do Secretário Geral da CNBB, Dom Denílson Geraldo, que presidiu a celebração eucarística da Assembleia.
Ao falar sobre a alegria participar da celebração, o secretário geral refletiu sobre a liturgia e sobre as palavras do Cardeal Tolentino e reforçou que para entender o que é sinodalidade, é necessário humildade para ouvir e valorizar que outro está dizendo, a experiência do outro e afirmou: sinodalidade exige relacionamento mútuo”
Assim, movidos pela missão de promover uma educação evangelizadora os representantes dos Lassalistas, Maristas, Salesianos, Salesianas, Estigmatinos e da diocese de Itabira e Coronel Fabriciano-MG vivenciaram momentos de partilha e renovo de seus carismas fundacionais.
➢ Confira a carta na íntegra:
CARTA CARDEAL TOLENTINO