Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
feed-01

ANEC celebra o Dia Internacional da Educação Católica lançando livro: ‘Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade’

O livro apresenta experiências pastorais das redes de educação católica do Brasil, entre elas, um capítulo especial sobre a jornada do Grupo UBEC  

No Dia Internacional da Educação Católica, celebrado em 09 de maio sob o tema “Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade”, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) lança seu mais recente livro: “Como fermento na massa: a missão evangelizadora das escolas católicas no Brasil”. A obra reúne experiências pastorais de redes de educação católica de todo o país, destacando seu papel transformador na promoção de valores de amizade social e paz. 

O lançamento ocorreu no canal oficial da ANEC no YouTube e o livro apresenta uma compilação única de iniciativas e práticas adotadas pelas redes de educação católica, incluindo um artigo da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) que compartilha experiências significativas.  

A UBEC, instituição com mais de cinco décadas de história, reconhecida por sua abordagem ecumênica e inter-religiosa e por desempenhar um papel fundamental na expansão da identidade confessional por meio de diversas iniciativas. 

Um dos aspectos notáveis das ações da UBEC é o compromisso com a diversidade religiosa e a promoção dos direitos humanos. Isso se traduz por meio de ações realizadas tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, em projetos de extensão universitária e no incentivo ao voluntariado em suas Unidades de Missão. 

A obra apresenta, como diferencial do Grupo UBEC, a adoção do termo “Compromisso Integral” que é base para sua educação evangelizadora, conectando-se com os princípios do Pacto Educativo Global e buscando o desenvolvimento completo do indivíduo em todas as suas dimensões. 

Outro aspecto descrito no livro é a vida pastoral como prioridade para a UBEC, permeando todas as atividades e decisões institucionais. A partir de celebrações religiosas, campanhas de solidariedade e conscientização sobre diversos temas sociais, a UBEC busca não apenas transmitir valores cristãos, mas também promover o bem-estar e a conscientização das crianças, dos jovens e dos adultos em relação a questões relevantes à sociedade. Assim, por meio de seu currículo evangelizador, o Grupo UBEC busca contribuir para os processos de formação integral dos estudantes, integrando a fé, a cultura e a promoção da vida em suas ações educacionais e de gestão. 

A UBEC se une às escolas católicas no Brasil e à ANEC para celebrar o Dia Internacional da Educação Católica reafirmando sua inspiração missionária, comprometida com a transformação social e a promoção de uma educação pautada pela formação integral e pelo compromisso comunitário.  

Leia o livro completo! Acesse https://landing.anec.org.br/e-book-como-fermento-na-massa e tenha uma ótima leitura!

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo