Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
1716382512663

Associadas do Grupo UBEC Participam do Congresso Internacional de Educação da UCB

O evento discutiu formação de professores, tendências e práticas educacionais 

  

Abertura do Congresso Internacional Foto: Lorena Kuroda

Nos dias 21 e 22 de maio, a Universidade Católica de Brasília (UCB), instituição mantida pelo Grupo UBEC, realizou o Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores. O evento contou com a participação de conferencistas e pesquisadores de diversos países e do Brasil, abordando perspectivas e experiências variadas sobre a formação docente. O congresso proporcionou a profissionais da educação, estudantes e pesquisadores a oportunidade de refletir sobre resultados e proposições de pesquisas acadêmicas relacionadas à formação de professores ao redor do mundo. 

Representantes das associadas instituidoras da UBEC estiveram presentes no evento, incluindo Ir. Teresinha Ambrosim, Ir. Mônica Santana e Ir. Jane da Silva (Salesianas), Ir. Alef Miguel dos Santos e Padre Issac de Assis (Estigmatinos), Ir. Lúcio Dantas (Maristas), Padre Ancelmo Nascimento (Salesianos) e Ir. Jackson Bentes (La Sallistas) além de outros leigos e religiosos convidados. Também participaram o Conselheiro Presidente da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre Geraldo Adair da Silva, o Diretor-geral da UBEC, Daniel Galelli, o reitor da UCB, Carlos Longo, a pró-reitora acadêmica da UCB e vice-presidente do Congresso, Adriana Pelizzari, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB e presidente do Congresso, Renato Brito. Entre os convidados, destacaram-se a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, o parlamentar Gabriel Magno, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF, e o coordenador tecnológico e de inovação do Fundo de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), Gilmar Marques. 

Durante a solenidade de abertura, o Conselheiro Presidente da UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, destacou a educação como fator essencial para o desenvolvimento sustentável. “Não é possível imaginarmos o futuro da educação sem considerarmos os investimentos na figura essencial do professor”, afirmou, ressaltando o papel fundamental dos docentes na construção de uma “educação transformadora”. Ele também enfatizou que o Congresso é um “espaço de cooperação de saberes, de trocas nacionais e internacionais”. 

Pe. Geraldo Adair complementou, dizendo: “Precisamos estabelecer uma agenda comum ética, estética, política e transformadora. Estamos aqui formando uma verdadeira aldeia global. Queremos sair deste Congresso com novas ideias e renovadas esperanças”.  

Aproveitando a oportunidade, o Comitê das Associadas da UBEC reuniu-se com os leigos e religiosos das congregações convidadas para uma apresentação sobre o Grupo, suas unidades de missão e atuação em governança corporativa.  

Ir. Alef Miguel, membro do Conselho de Administração (CAD) do Grupo UBEC, destacou que o primeiro aprendizado proporcionado pelo Congresso Internacional está relacionado à Sinodalidade da UBEC, que oportuniza o encontro das congregações instituidoras. Ele salientou que é um momento de partilha e reflexão sobre diversas experiências educacionais não apenas do Brasil. “Nós encontramos também uma esperança para nossos professores, para nossas missões, para nossas escolas. Experiências de êxitos, desafios e perspectivas. O que temos aqui é um encontro de saberes, mentes, corações e culturas”, afirmou. 

Membro do  Conselho das Associadas, Ir. Teresinha Ambrosim ressaltou que o Congresso aborda dois temas fundamentais: internacionalização e formação de professores, ambos urgentes na atualidade. “Encontrei reflexões distintas, mas no fundo a humanidade é toda igual. Os problemas de outros países e suas experiências são valiosas. A UBEC favorecer eventos como estes, e convidar as congregações é muito importante, pois fortalece o vínculo de união, não somente no nome, mas forças na reflexão e discussões sobre a missão educacional. Isso é fundamental”, concluiu. 

A UBEC parabeniza a Universidade Católica de Brasília pela organização e realização do Congresso Internacional e destaca que o evento proporcionou reflexões em um cenário que exige a restauração da humanidade, questionando questões sociais, econômicas e culturais, e traçando uma agenda comum, ética, estética, política e transformadora. 

Notícias Recentes

UBEC - DIVULGAÇÃO - RELATÓRIO EXCELÊNCIA DE GESTÃO UBEC_SITE

Grupo UBEC publica Relatório de Excelência de Gestão 2023 

ASADAD

Coordenação de Pastoralidade se reúne com assessores da CNBB

COP 30 LAUDATO SI

UBEC participa de reunião que prepara contribuição da Igreja para COP30

MicrosoftTeams-image (95)

Grupo UBEC realiza pré-lançamento da Campanha de Captação da Educação Básica 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo