Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.
617869df-eb46-48e0-a054-7bf137d104e8

UCB entre as melhores universidades privadas do Brasil: 7 das 10 melhores são Católicas

Levantamento do Inep revela que a Universidade Católica de Brasília está entre as 10 Melhores Instituições de Ensino Superior Privadas no País 

 A Universidade Católica de Brasília (UCB), administrada pelo grupo UBEC, se destaca como uma das 10 melhores universidades privadas do Brasil. Essa classificação é baseada nos indicadores de qualidade da Educação Superior brasileira, avaliados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento evidencia a superioridade das Instituições de Ensino Superior (IES) Católicas em vários critérios de avaliação. 

Os dados utilizados na pesquisa incluem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). No ranking IGC, a UCB está entre as 10 melhores universidades privadas, ao lado de outras seis universidades católicas: PUC Rio, PUC RS, PUC SP, Unisinos, UFN e PUC PR. 

Baseando-se nesses resultados do Inep, a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) elaborou o relatório “Indicadores de Qualidade das Instituições de Ensino Superior Católicas 2022”. Este relatório destaca a importância dos indicadores e a implementação de novas estratégias. Os dados foram analisados pelo Inteliges – Fórum de Inteligência Estratégica do Ensino Superior da ANEC, que busca fornecer insights e sugestões para a gestão das IES Católicas. 

Os indicadores são importantes, mas não abrangem totalmente a experiência educacional e os valores das IES Católicas. O empenho dessas instituições em oferecer uma educação integral reflete-se em seus resultados: 36% dos cursos das 95 IES Católicas credenciadas pelo MEC estão nas faixas 4 e 5 do IDD. 

Tradição e Inovação: A Chave para a Excelência 

As IES Católicas combinam tradição e inovação, promovendo um desenvolvimento abrangente dos Estudantes. Isso inclui a integração do conhecimento acadêmico tradicional com práticas de ensino modernas, como a aprendizagem baseada em projetos, educação híbrida e o uso de tecnologias emergentes. Essas abordagens modernas posicionam essas instituições como contemporâneas e adaptáveis, como é o caso da UCB que se destaca por ser uma Universidade do Futuro 

Além disso, as IES Católicas se destacam pela variedade de programas de extensão e atividades extracurriculares, qualidade das instalações e cuidado com o bem-estar dos estudantes. A UCB se destaca por ser uma universidade “sem muros”, no sentido de que está aberta à comunidade que transita pelo campus e participa de atividades de extensão e pesquisa. A expressão diz respeito também ao fato de que a UCB se tornou “hub de saberes, que conecta, ensino, pesquisa e extensão com o mercado e com a sociedade”, para garantir a empregabilidade dos estudantes e contribuir para a transformação social. 

Sobre a UBEC 

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) gerencia instituições católicas desde a Educação Básica até o Ensino Superior, oferecendo uma rede educacional sólida e de excelência. Fundada em 1972, a UBEC é uma associação civil, confessional, de direito privado e sem fins lucrativos, com caráter educacional, assistencial, cultural e filantrópico. Sua missão é inspirada pelos valores e obras de cinco congregações religiosas e uma diocese, que guiam suas atividades e objetivos. 

Notícias Recentes

UBEC - DIVULGAÇÃO - RELATÓRIO EXCELÊNCIA DE GESTÃO UBEC_SITE

Grupo UBEC publica Relatório de Excelência de Gestão 2023 

ASADAD

Coordenação de Pastoralidade se reúne com assessores da CNBB

COP 30 LAUDATO SI

UBEC participa de reunião que prepara contribuição da Igreja para COP30

MicrosoftTeams-image (95)

Grupo UBEC realiza pré-lançamento da Campanha de Captação da Educação Básica 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo