31 de janeiro – Dia de São João Bosco (Dom Bosco)

A Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco é uma das Províncias Religiosas fundadoras da União Brasileira de Educação Católica (UBEC). Na data de hoje, dia de sua memória e festa, homenageamos São João Bosco pela vida dedicada à educação da juventude.

“A presença da Inspetoria São João Bosco no grupo reforça o carisma de Dom Bosco nas Unidades de Missão da UBEC. Os três grandes pilares do Sistema Preventivo – Razão, Religião e Amor direcionam o jovem ao encontro com Deus e a um projeto de vida. Nossa missão é educar com confiança, acolhida e carinho”, afirma Pe. Márcio Marçal, membro do Conselho de Administração da UBEC e vinculado à Inspetoria, atuando como diretor do Colégio Salesiano Santa Rosa e também do Colégio Salesiano Região Oceânica, ambos em Niterói/RJ.

Ele comenta sobre a importância do Sínodo da Juventude em 2018, “Nossa contribuição é convidar os educadores a ouvir os apelos da comunidade onde os jovens estão inseridos. Vamos praticar a escuta e acompanhar”, conclui o religioso. O Sínodo é uma reunião global de Bispos com o propósito de alinhar os objetivos comuns na caminhada da Igreja.

formacao_1600x1200

“Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele.” (Dom Bosco)

Conheça um pouco da história de Dom Bosco

e seu trabalho dedicado à Educação

Dom-Bosco-e-Nossa-SenhoraReferência em Educação Católica em todo mundo

“Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria.” (Dom Bosco)

Dom Bosco criou o Sistema Preventivo, um método baseado na Razão, na Religião e no Amor, e que utiliza a “presença” junto aos jovens como forma de educar. Essa é a proposta educativa aplicada nas escolas Salesianas e reconhecida como, para além de um método, uma espiritualidade.

O Sistema Preventivo é um amor que se doa gratuitamente, inspirando-se na caridade de Deus que atende cada criatura com a sua providência, segue-a com a sua presença e a salva doando a vida.

Educação e evangelização estão no centro da missão Salesiana. A pastoral objetiva a promoção integral da pessoa. A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a credibilidade como “sinais e portadores do amor de Deus” para cada um deles.

Salesianos de Dom Bosco

O trabalho com a juventude teve início em 1841, quando começou a dar aulas de catecismo para meninos que viam nele um padre amigo em quem podiam confiar. Em pouco tempo, já eram centenas de jovens que iam até Dom Bosco.

Ao visitar presídios, andar pelas ruas de Turim, na Itália, e nesses locais encontrar muitos jovens que, sem trabalho, nem estudo, acabavam entrando na vida do crime, Dom Bosco, já sacerdote, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

Em 1859, fundou então a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco.

O nome oficial “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” é uma homenagem a São Francisco de Sales, santo reconhecido pela sua mansidão e bondade, virtudes que Dom Bosco entendia como sendo fundamentais para que seus religiosos pudessem trabalhar com os jovens.

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas

Sentindo a necessidade de educar também as meninas, fundou em 1872, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).

A devoção mariana também é muito presente na espiritualidade Salesiana. No fim de sua vida, Dom Bosco declarou que tudo aquilo que tinha feito, tinha-o iniciado por inspiração de Maria Auxiliadora: “foi ela quem tudo fez”, dizia ele, já próximo de sua morte.

O nosso Santo Fundador falava da mãe de Deus como “auxiliadora”, isto é, como auxílio dos cristãos na grande batalha da fé e da construção do Reino de Deus.

História de Dom Bosco

imagem-dom-bosco

João Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, norte da Itália, em 16 de agosto de 1815. Era de uma humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, foi educado e catequizado por sua mãe, Margarida Occhiena, que apesar de ser analfabeta, era portadora de grande sabedoria e espiritualidade. Viveu sua infância e juventude e fez seus primeiros estudos no meio de muitas dificuldades.

Entrou para o seminário de Chieri em 1835. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Proclamado Pai e Mestre da juventude em 1988, pelo Papa João Paulo II, Dom Bosco foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934, 46 anos após a sua morte, em 31 de janeiro de 1888, quando tinha 72 anos.

Família Salesiana

Hoje, a Família Salesiana se espalha, com 30 grupos e congregações, pelos cinco continentes. A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada, leigos e sacerdotes, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência.

No Brasil, existem 110 unidades da Rede Salesiana de Escolas e cerca de 120 obras sociais. A congregação também administra faculdades, centros universitários, Paróquias e missões entre populações indígenas.

Oração a Dom Bosco

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu. Assim seja.

Fonte: Salesianos – Inspetoria São João Bosco / EscolaDomBosco.org.br / vocacional.salesianos.br

Curadoria: Joaquim Alberto – Supervisor de Pastoralidade da UBEC e Maria Carolina Santana – Assessora de Comunicação da UBEC

Polo Social UBEC Banner site-03 (1)

UBEC oferece 2.800 bolsas integrais (EaD) para o Polo Santo Cristo/RJ