Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

4º Seminário de Educação do Unileste contará com palestra do líder indígena Ailton Krenak

O curso de Pedagogia do Unileste realiza na próxima segunda-feira dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, a 4ª edição do Seminário de Educação. O evento será on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Unileste. Com o tema “Ideias para adiar o fim do mundo: que humanidade queremos ser?”, o Seminário contará com a participação e palestra do poeta, filósofo e ambientalista indígena Ailton Krenak. O tema do evento faz referência à obra do autor convidado, lançada em 2019, a qual aborda a relação dos povos indígenas com a terra, a casa comum, e o futuro da humanidade.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia do Unileste, Ma. Maria Aparecida de Souza Silva, a temática se faz necessária para apresentar e dar visibilidade a perspectiva dos povos originários sobre a apropriação e uso dos recursos naturais, além de promover a conscientização sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. “Precisamos aprender com a população indígena a habitar a Terra de uma outra maneira, para construirmos uma humanidade mais empática e cuidadosa com a natureza”, afirma a coordenadora.

Ainda segundo Maria Aparecida, as instituições educativas têm papel fundamental na promoção de uma visão de mundo que reconheça a pluralidade de culturas existentes em nosso país e que estimulem o senso de urgência sobre as mudanças climáticas causadas pela ocupação da natureza de forma irresponsável. ”O Brasil é diverso, e é preciso saber respeitar essas diferenças para construirmos um bom lar para todos. O Unileste reconhece essa responsabilidade e, por isso, organizamos esse momento de troca entre a nossa comunidade acadêmica, a população em geral e o mestre Ailton Krenak, que desde os anos 1980 luta pelos direitos indígenas e direitos da Terra”, conclui.

No livro Ideias para adiar o fim do mundoAilton Krenak – um dos maiores líderes indígenas do Brasil e ativista do movimento socioambiental – destaca a importância da relação de respeito entre os indígenas e a terra que habitam, e como o desenvolvimento sustentável, se adotado, preservaria a saúde ambiental, o bem-estar dos organismos e a conexão entre o homem e a Terra.

Essa e outras obras do autor, como os livros A vida não é útil e Caminhos para a cultura do bem-viver, foram estudadas durante o semestre pelo curso de Pedagogia. A partir do estudo, os estudantes refletiram sobre a importância da diversidade sociocultural para a construção dos saberes profissionais e experienciais na formação pedagógica. O objetivo foi analisar os conceitos e as concepções da cultura indígena, mais especificamente da etnia Krenak, bem como seus modos de olhar para humanidade em seus feitos contrários à vida na terra.

Sobre o palestrante 

Poeta, escritor e ambientalista, Ailton Alves Lacerda Krenak luta desde os anos 1980 pelos direitos indígenas. Em 1987 ganhou projeção ao discursar na Assembleia Nacional Constituinte durante a elaboração da Constituição de 1988, onde defendeu os artigos relacionados aos direitos indígenas e protestou, com o rosto pintado com a tinta preta do jenipapo, contra os retrocessos e ataques aos territórios e tradições indígenas. Em 2016, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ailton faz parte da etnia indígena Krenak, que possui comunidade em Minas Gerais, no Vale do Rio Doce – região geográfica onde está localizada a Região Metropolitana do Vale do Aço – e em outros estados brasileiros, como São Paulo e Mato Grosso. Os Krenak são conhecidos pelos botoques auriculares e labiais que os membros das comunidades usavam. Hoje, a utilização dos acessórios culturais é menos presente entre as gerações mais jovens.

Acesse a transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=E3N09IfeiHs

Por Brenda Duarte (Comunicação Unileste)

 

Notícias Recentes

banner noticia

Nota de pesar

Simpósio Ecologia Integral

Universidade La Salle promove Simpósio da Ecologia Integral

Image (3)

UBEC recebe o prêmio ISH Security Day 2025

40 anos - Colégio Católica Brasília

Colégio Católica Brasília celebra 40 anos de atuação na capital federal

Compartilhe:

Pular para o conteúdo