A Universidade Católica de Brasília (UCB) completou 42 anos como instituição de ensino superior e 21 anos como universidade no dia 23 de março. Para celebrar a data, teve apresentação musical, missa em homenagem a Instituição e um bolo para comemorar o aniversário. Segundo o reitor da UCB, Gilberto Gonçalves Garcia, o evento acontece num momento delicado da política e economia do país, o que exige preparo para grandes desafios.
Solidez – Na ocasião, Gilberto Garcia destacou a importância de ter uma universidade sólida e em busca de transformações. Para ele, trata-se do começo de uma etapa de profunda reflexão. “É uma comemoração singela e modesta de acordo com a situação que vivemos hoje, ou seja, mais simbólica do que festiva. A Universidade pretende encontrar novos caminhos em sua recomposição acadêmica e administrativa para apontar um planejamento de muitas outras décadas. É papel da instituição reconstruir seus processos para dar respostas às novas políticas públicas diante da nova situação política do Brasil que afeta estudantes, colaboradores e professores. Isso porque a cidadania reflete em todas essas políticas – que tem sido alvo da crise econômica – e a educação é uma delas. Por meio da educação, uma nação se desenvolve e forma gerações cada vez mais competentes e esclarecidas dentro da sociedade.”, discursou.
Para o pró-reitor de administração, Fernando Souza, este aniversário marca o renovo da Universidade para a virada do semestre. “Uma instituição de ensino tem uma importância na sociedade e uma universidade católica dentro do Distrito Federal tem a missão de servir a comunidade e de passar um conceito de ética no momento em que o país está numa crise política e ética. Por isso, esta comemoração é também uma fase renovo para a instituição que está empenhada no conceito de ensino e aprendizagem numa nova matriz curricular”, disse.
Fonte:
Assessoria de Comunicação da UCB
Redação: Anny Cassimira
Foto: Faiara Assis