Na última sexta-feira (28), a Faculdade Católica do Tocantins (FACTO) encerrou a Semana de Planejamento e Formação Continuada para Docentes. A União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC) esteve presente e acompanhou o treinamento Google Classroom (Google Sala de Aula), uma ferramenta desenvolvida de forma colaborativa com professores para ajudá-los a poupar tempo, manter as turmas organizadas e melhorar a comunicação com os acadêmicos.
A Google Classroom é uma plataforma do Google for Education (Google para Educação) e reúne serviços como Gmail, Drive para facilitar o dia-a-dia de estudantes e professores. A ferramenta foi um dos destaques do treinamento da FACTO, que focou na sensibilização para o compromisso com a aprendizagem.

Durante a atividade, os professores foram divididos em dois níveis, iniciantes e avançado. Para os iniciantes foram trabalhadas as ferramentas básicas do Google até sua utilização em sala de aula. Para os docentes que já dominam algumas ferramentas, foram trabalhados recursos para preparação de testes e provas para uso em sala de aula e outras ações específicas. Os dois dias marcaram o início de uma formação continuada que será realizada à distância e durante o segundo semestre com mais um encontro presencial.
Para a coordenadora pedagógica da FACTO, Rachel Bernardes, a Semana de Planejamento tem valor inigualável. “É o tempo de pensar coletivamente e elaborar as propostas das atividades acadêmicas da Católica do Tocantins para 2017/2, desde os planos de ensino de cada componente curricular até os projetos de pesquisa/iniciação cientifica e extensão desta instituição. A Semana de Planejamento é muito mais que uma tradicional programação desta casa. É um convite aos docentes para desenvolvimento continuo rumo à excelência”, finalizou Rachel.
UBEC e inovação
Em seu compromisso alinhado à inovação e tecnologia em educação, a UBEC tem participado de uma série de agendas relacionadas à plataforma Google for Education. O objetivo é acompanhar as melhores práticas que estão sendo desenhadas nas instituições de ensino para desenvolver um projeto exclusivo e adequado ao perfil de cada Unidade de Missão mantida pela instituição.
O prof. Eder Alonso Castro, gerente Acadêmico-Pedagógico da UBEC, representou a instituição na agenda da FACTO e comenta que a formação continuada representa uma nova etapa para a Católica do Tocantins. “As ferramentas da Google for education são fantásticas para uma educação afinada com as novas tecnologias. Este é um momento privilegiado de aprendizagem que vai interferir diretamente no uso de novas ferramentas em sala de aula, o que vai dinamizar o conhecimento para a utilização de metodologias ativas”, afirma.
“É muito bom ver o brilho nos olhos desses professores ávidos por novos conhecimentos e preocupados em fazer suas aulas mais atraentes e interessante para nossos estudantes”, completa o professor.
Maria Carolina Santana