A Católica EAD começa 2018 lançando 11 novos cursos que incrementam o portfólio com ofertas mais adequadas e direcionadas ao mercado de trabalho. São eles: Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Gestão de Marketing, Gestão Pública, Logística, Processos Gerenciais, Redes de Computadores, Serviço Social, Serviços Jurídicos, e Educação Física, na modalidade híbrido.
“Estamos nos aproximando do mercado. Fizemos estudos para uma precificação mais competitiva e melhorias no portfólio. Esses novos cursos são os primeiros de uma leva que estamos planejando nesta revisão”, afirma o diretor-geral da Católica EAD, prof. Bruno Barreto.
Conheça os cursos que são tendência
Os diferenciais se destacam. As grandes novidades são o curso de Serviços Jurídicos, a graduação em Ed. Física na modalidade híbrido, e o curso de Engenharia de Produção, que é a primeira Engenharia em EAD da Católica. “Esse curso é um projeto inovador, 100% on line e com todo suporte digital. Quem mora distante dos grandes centros, por exemplo, tem dificuldade de encontrar um curso de Engenharia próximo. Nesse sentido, os polos em locais mais distantes facilitam o acesso, com proximidade e qualidade”, afirma o diretor.
O curso de Educação Física na modalidade híbrido é um projeto piloto da Católica EAD e está sendo lançado nas unidades de Palmas, Recife e Vale do Aço. A partir do próximo semestre o portfólio híbrido será ampliado para outras áreas do conhecimento.
A instituição foi a primeira a anunciar a oferta do curso de Serviços Jurídicos no Centro-Oeste. “O aluno terá possibilidade de ter conhecimento e formação em 2 anos, de matérias que, além de inseri-lo no mercado de trabalho, dão possibilidade de fazer concurso público sem precisar fazer um bacharelado de 5 anos”, explica o prof. Bruno Barreto.
Desafios e perspectivas para um mercado cada vez maior
O censo da EAD 2016/2017, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), indica que entre 2011 e 2015 a oferta de cursos na modalidade cresceu 51%. O estudo também destaca que os desafios mudaram.
A evasão, a organização e a resistência dos alunos e educadores à modalidade eram as principais questões das instituições entre 2010 e 2015. Agora, a inovação tecnológica nas abordagens pedagógicas são o maior desafio.
“Nosso grande desafio é manter a qualidade, atendendo ao perfil do novo aluno, muito mais conectado. Trabalhamos com metodologias ativas e buscamos o que há de mais moderno em educação a distância. Estamos atentos para garantir tudo que a comunidade espera da instituição Católica de ensino: nossos valores e nossa excelência acadêmica”, declara o diretor.
Inovar e manter os valores da Educação Católica
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC (Seres), afirma que com a publicação do Marco Regulatório da EAD, o país caminha na direção da inovação e aumenta a concorrência no setor, incentivando a ampliação da oferta e a qualidade.
O diretor estratégico da UBEC, prof. Márcio Pereira Dias, comenta que uma geração conectada exige o repensar dos cursos e das carreiras tradicionais. “A nova geração está em busca de novas profissões e acredita em novos métodos. Estamos diante de um mundo onde a informação está ao alcance de todos e não existem mais fronteiras para a inovação”, afirma.
E completa: “Vivemos o desafio da expansão dos polos. Estamos em pleno crescimento dentro do novo modelo de negócios e a ampliação da Católica EAD não será tão agressiva como outros players porque queremos manter nossos valores dentro da inovação.”
Para mais informações acesse o site da Católica EAD
Maria Carolina Santana