Entre os dias 25 e 27 de março, representantes da UBEC – União Brasileira de Educação Católica estiveram presentes no V Congresso Nacional de Educação Católica da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil.
O evento, que aconteceu em Cuiabá/MT, reuniu educadores, gestores e profissionais da educação, para refletir sobre o modelo educacional Católico, além de fortalecer a continuidade da missão evangelizadora de educadores das escolas católicas.
Pelo grupo UBEC, participaram Joaquim Alberto Silva, especialista de Pastoralidade; Adriana Hassin, coordenadora de educação básica do grupo; Ir. Iranilson Correia de Lima, conselheiro do grupo.
Da Católica do Tocantins, estiveram presentes o diretor da Católica do Tocantins, Pe. Helenes Oliveira, juntamente com as coordenadoras, Rachel Bernardes e Yara Corrêa. Também estiveram presentes no evento o reitor do Unileste (Centro Universitário do Leste de Minas), prof. Genésio Zeferino da Silva Filho, a diretora-geral do CECB (Centro Educacional Católica de Brasília), profa. Maria Ireneuda, o diretor-geral do CECMG (Centro Educacional Católica do Leste de Minas), Sérgio Pedro Duarte e o coordenador de pastoralidade da FICR (Faculdade Imaculada Conceição do Recife), José Cordeiro.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater temas como inovação, sustentabilidade e humanismo solidário. Na ocasião, também foram lançadas as Linhas de Ação Pastoral da ANEC.
Ação Pastoral
O documento, elaborado pelo GT Nacional de Pastoral da ANEC, pretende contribuir com a atuação pastoral de diversas instituições educacionais católicas no país.
Joaquim Alberto, especialista de Pastoralidade do grupo e membro do GT Nacional de Pastoral da ANEC, destaca a participação da UBEC e afirma que é uma grande demonstração de comunhão com a Igreja do Brasil.
“Em contextos sociais em que a educação é tão questionada, a ANEC e suas instituições associadas reafirmam o compromisso com uma educação que promova a liberdade, que seja instrumento de transformação social e promoção de vida plena”, afirma.
Adriana Hassin destaca os momentos de discussões motivados durante o evento. Para ela, refletir sobre o Humanismo Solidário é reafirmar o compromisso, como educadores católicos, de humanizar a educação e globalizar a esperança.
Para o Pe. Helenes, o evento reforça nossos princípios e valores e afirmou que as temáticas apresentadas geram impactos na educação Católica. “Ficou claro, através do congresso, que o modelo educacional Católico precisa considerar estes cenários em seus planos de ensino e na sua gestão”, explica.
Sobre a ANEC
Fundada em 2007, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) reúne diversas instituições educacionais católicas e atua em favor de uma educação de excelência e na promoção da formação integral da pessoa humana.
Comunicação UBEC