
Novidade faz parte da nova política de benefícios, que contempla também o horário de trabalho flexível
Este ano, uma grande conquista marca o Dia das Mães na União Brasileira de Educação Católica – Ubec: o benefício da Licença Maternidade Estendida. A iniciativa busca alinhar o trabalho feminino aos direitos da maternidade, valorizando a mulher na sua pluralidade de papéis.
Estendendo a licença de 120 para 180 dias, o benefício entrou em vigor em março de 2019 e contempla o quadro ativo de mulheres que tiverem filhos biológicos ou adotivos. Com ele, as mamães do grupo desfrutarão de dois meses a mais da licença habitual para cuidar dos pequenos.
Para a gerente nacional do Departamento de Organização e Pessoas da Ubec (DOP), Bruna Mabilia Lunardi, a política de benefícios reflete os valores e princípios institucionais do grupo e está em consonância com as demais políticas das áreas de gestão de pessoas.
“Humanizar e aprimorar o modelo de gestão com base nos princípios cristãos faz parte da missão da Ubec. E o DOP tem um papel importante como agente transformador, contribuindo para a implantação de mecanismos que possibilitem a valorização do capital humano e o fortalecimento do vínculo de parceria entre a instituição e seus colaboradores”, afirma a gerente.
Reconhecimento e valorização
Buscando uma liderança inspiradora e responsável, baseada nos princípios éticos e cristãos, a Ubec se compromete com as boas práticas que incentivam o reconhecimento e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Para a analista de Compras do grupo, Carleuza Nascimento, a notícia da sua gravidez culminou com a chegada do novo benefício. “O período de seis meses permite o aleitamento materno exclusivo, o que é muito importante para a saúde do bebê. Me sinto feliz em trabalhar numa instituição que se preocupa com bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores.” declara.
Embora haja esse movimento do mercado, quando se trata de Licença Maternidade, nem metade das empresas (48%) que figuram na lista das “150 melhores para trabalhar” no Brasil – de acordo com o Estudo Licença Parental nas Melhores Empresas para Trabalhar, da consultoria Great Place to Work (GPTW) – se propõe a ir além dos quatro meses, o mínimo exigido pela Constituição Brasileira para mulheres com carteira assinada.
6 meses dedicados à maternidade
Com a adoção desse benefício, as colaboradoras da Ubec terão direito a remuneração integral durante o período de prorrogação da licença maternidade. Os primeiros 120 dias serão custeados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os 60 dias restantes, custeados pela UBEC, que manterá a mesma regra para concessão dos benefícios institucionais já adotada nos primeiros 4 meses.
Flexibilidade nos horários de trabalho
Outra novidade é a adoção de Horário Flexível para colaboradores do corpo técnico administrativo. O objetivo é oferecer quatro opções diferentes de horários de trabalho, proporcionando maior qualidade de vida e equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional.
Para saber mais sobre as novas políticas de benefícios da Ubec clique aqui.
Comunicação Ubec – Nívia Cerqueira