Estudantes e professores da pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho e o curso de Engenharia Química do Unileste realizam nesta sexta-feira (17/5), atividades de extensão com foco na conscientização e prevenção de acidentes e a promoção da segurança no trânsito. O encontro será realizado a partir das 16h, no Auditório Otton Fava. A ação, realizada em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Unileste, é aberta para todos os colaboradores da Instituição.
Segundo a coordenadora do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, “foram elaborados treinamentos com abordagem oral e jogos didáticos. Além da prevenção quanto aos riscos de acidentes no trânsito, serão desenvolvidas atividades de orientação quanto aos primeiros socorros em acidentes veiculares e quanto à importância de manter as rodovias livres de lixo.
A ação faz parte dos projetos de extensão da Instituição: Educação no Trânsito e Escola como espaço de atenção em educação e saúde. “Esta é uma ótima oportunidade de colocar os estudantes em contato direto com a realidade social, com a promoção de ações inerentes às áreas de conhecimento estudadas na graduação. Os benefícios serão mútuos, tanto para os expositores quanto para os estudantes”, afirma Marluce.
Educação no Trânsito
O projeto Educação no Trânsito desenvolve ações que contribuem com a redução das perdas sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos sinistros relacionados com o trânsito urbano e rural. A iniciativa atua na formação do cidadão, oportunizando novas condutas, favorecendo a adoção de uma postura proativa em relação à prevenção dos acidentes com veículos.
As atividades implicam na elaboração e aplicação de oficinas educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço. Os temas abordados são: estatísticas de acidentes, legislação de trânsito, primeiros socorros, responsabilidades dos pedestres, condutores e gestores públicos. Já as técnicas pedagógicas incorporam análise de documentários, intervenção cultural, debate circular, estudo fotográfico, dentre outras.
Inscrições
Escolas e empresas do Vale do Aço interessadas em receber o projeto “Educação no Trânsito: ferramenta para a vida” poderão enviar e-mail para extensao@unileste.edu.br, solicitando sua inclusão no cadastro de participantes. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3846-5676.
Comunicação Unileste