O mais importante nas crises são as pessoas. A mensagem de impacto fez parte da palestra sobre Gestão de Crise de Imagem e Comunicação, promovida pela Coordenação Corporativa de Comunicação e Marketing do Grupo UBEC na tarde de hoje (09). A atividade, conduzida pelo palestrante convidado, professor João José Forni, abordou questões importantes sobre o cenário da crise nacional e mundial e apresentou conceitos e medidas de prevenção às situações inesperadas que podem afetar as organizações.
Durante a palestra, professor Forni pontuou que a crise não deve ser terceirizada e alertou que a maioria dos casos de crises ocorrem por atos de gestão ao explicar o que significa crise. “Quando você faz gerenciamento de crise e não faz gerenciamento de risco você coloca em risco a vida das pessoas, em segundo lugar você mexe com sua reputação, seu ativo mais precioso”, destacou Forni.
Para ele, a maioria das crises dão sinais e não percebemos, porém as crises não são inevitáveis e fazem parte da natureza das organizações. “Algumas condições precisam aparecer para ser crise; a crise exige intervenção imediata, envolve a alta administração, tem probabilidade de ter alta divulgação, de sair para fora da empresa; a crise gera alto nível de incerteza e representa ameaça severa ao negócio, ela exige urgente necessidade de ação, é uma ruptura na normalidade da organização”, explicou o palestrante.
Durante a apresentação, os participantes puderem entender outras questões fundamentais, sobre a diferença entre gestão de crise e a comunicação da crise. Segundo o professor Forni, as crises são gerenciadas pelo board da administração, pela reitoria, área de operações, área de ensino, ou seja, a gestão de crise é a realidade da crise. Já a comunicação de crise é a percepção dessa realidade.
A atividade, que integra as diretrizes de assessoria de imprensa e de gerenciamento de crises do Grupo UBEC, contou com a presença das equipes gestoras, administrativas, pedagógicas e de comunicação e marketing do Grupo UBEC, do Escritório Central, das unidades de Educação Básica e das instituição de Ensino Superior da instituição.
As orientações prestadas durante a palestra constam na 3ª edição do livro Gestão de Crise e Comunicação, de autoria do palestrante, disponível na Amazon. Professor João José Forni é graduado em Letras e Jornalismo, especialista em Gestão Estratégica (USP) e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Com vasta experiência no relacionamento com a imprensa, com foco na gestão de crise.
Por Chirliana Souza (Comunicação UBEC)