A área de nutrição está em constante mudança para promover a saúde. Para apresentar aos estudantes de Nutrição as últimas tendências do setor, com o tema “Nutrição, uma ciência em movimento: resgate, atualidades e perspectivas”, a Universidade Católica de Brasília realizou o 1º Congresso de Nutrição. O evento, que aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro, contou com palestras, mesas-redondas, workshops, oficinas práticas e apresentações de trabalhos científicos.
O Congresso, inédito, foi um grande desafio para o corpo docente e trouxe o que tem de mais moderno em cada área da nutrição. Para a coordenadora do curso de Nutrição, Cristine Savi Fontanive, a realização do evento é a concretização de um grande projeto do curso e também uma demanda dos estudantes. “A nutrição, hoje, tem muitas perspectivas. É uma ciência em constante evolução e de muito interesse da comunidade. Então, buscamos trazer o que temos de melhor e mais moderno para os nossos estudantes”, conta.

O evento contou com a participação de 29 palestrantes, sendo 14 de fora do Distrito Federal. O professor doutor Antônio Cláudio Goulart Duarte foi um dos palestrantes e falou sobre Semiologia Nutricional pela Teoria da Relatividade de Einstein.
Para falar de ética para nutricionistas nas redes sociais, a UCB recebeu a professora e presidente da Comissão de Ética do CRN/1, Raquel Adjafre. “É preciso ter cuidado com o tipo de mensagem que está vendendo, o nutricionista é um formador de opinião”, destacou.
Como muitos nutricionistas são autônomos, o evento teve ainda palestras voltadas para o empreendedorismo.
O 1º Congresso de Nutrição contou com o apoio de 38 estudantes na organização e com 24 empresas parceiras, que realizaram exposição de produtos e serviços.
Foram apresentados 14 trabalhos científicos, com premiação do melhor trabalho oral e melhor escrito.