O curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio da Clínica Escola de Fisioterapia, oferece à comunidade atendimento gratuito às pessoas com deficiências nas áreas Respiratória, Cardíaca, Ortopédica, Dermatofuncional e Urofuncional. A ação integra as atividades de estágio obrigatório desenvolvido pelos alunos do curso sob a coordenação dos professores. Os agendamentos dos atendimentos podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na sala C101, no campus de Ipatinga, localizado à Rua Bárbara Heliodora, 725, bairro Bom Retiro ou pelo telefone (31) 3846-5585.
Segundo a professora Ivanise Caroline Silva dos Santos, uma das responsáveis pela supervisão dos atendimentos, a iniciativa é duplamente benéfica, pois permite, simultaneamente, o desenvolvimento de habilidades práticas aos universitários estagiários e a assistência à comunidade carente economicamente, que não teria acesso aos atendimentos se tivesse que arcar com as despesas decorrentes deles.
“Para os universitários, os estágios são um momento de coroação do curso, momento de acionar os pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer. Ou seja, um tempo de reafirmar e ampliar a vocação. E para os pacientes é uma oportunidade de ser cuidado por pessoas interessadas, estudiosas, disponíveis e sempre supervisionadas por uma equipe de docentes competentes”, destaca a professora.
Neste semestre, serão ofertados atendimentos para pessoas como patologias Ortopédicas (coluna, articulações, músculos, tendões e ligamentos); Respiratórias (bronquite, asma, pneumonia, ringue, sinusite, fibrose cística, doenças genéticas ou pacientes com necessidade de reeducação respiratória); Cardíacas (hipertensos, diabéticos, portadores de doenças genéticas e pacientes de pós-operatório de cirurgia cardíaca); Dermatofuncional (feridas, queimaduras, linfedemas, psoriase, vitiligo, sequelas de hanseníase, edemas, má circulação e pacientes de cirurgias plásticas e pós- operatório de Câncer de Mama); Urofuncional (pacientes com incontinência urinária feminina e masculina, incontinência fecal, acompanhamento de gestantes e puérperas e outras disfunções uriginecológicas).
Os atendimentos já começaram e se estendem até o final de junho. As vagas são limitadas. Sempre que não houver vaga disponível, o interessado poderá se inscrever em uma lista de espera para atendimento posterior. Outras informações pelo telefone (31) 3846-5585.
Fonte : Assessoria de Imprensa do Unileste
Foto: Nilmar Lage