Notícias NOVIDADES E INFORMAÇÕES

12 de setembro de 2017

UBEC promove Seminário “Desafios Contemporâneos da Educação Básica”

Programa de formação continuada da UBEC convoca docentes para uma reflexão sobre as novas demandas dos alunos e o uso de novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem.

 

Nos próximos dias 15 e 16 de setembro, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) vai reunir professores, gestores e profissionais de Educação Básica de Minas Gerais e Brasília no seminário “Desafios Contemporâneos da Educação Básica”. O evento faz parte do programa de formação continuada dos educadores do grupo sobre as mudanças nos níveis de ensino no país e abre espaço para a troca de experiências entre os participantes.

O seminário vai discutir as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando as habilidades e competências estabelecidas para a Educação Básica, e também a reforma do ensino médio, envolvendo questões como o aumento de carga horária, a formação por área do conhecimento e a inclusão do nível técnico. A BNCC tem envolvido toda a sociedade em um amplo debate desde o ano passado e, junto com a reforma do Ensino Médio, será tema da mesa-redonda programada para o primeiro dia de evento.

O uso de novas tecnologias em sala de aula é outro tema na programação e será apresentado na palestra “Google: Inovação em Sala de Aula”, ministrada pelo representante da Google for Education na América Latina, Rodrigo Pimentel. Todas as Unidades de Missão da União Brasileira de Educação Católica já adotam o projeto da Google for Education.

“As crianças e os jovens do século XXI acessam aulas e pesquisas pelo mundo todo com apenas um clique. O novo aluno quer ser o protagonista do seu aprendizado, construindo de forma colaborativa com seus pares – alunos, professores e família. Dessa forma, o professor deixa de ser um repassador de conteúdo e torna-se um facilitador e um condutor para a construção desse novo conceito de aprendizagem”, afirma Ir. José Nilton, presidente da UBEC.

Formação integral, uma missão da educação católica

Durante o seminário, os participantes poderão compartilhar saberes e práticas educativas em oito salas temáticas: educação inclusiva, espaços interativos, produção textual, metodologias, sistemas de avaliação, aprendizagem multiconectada e iniciativas de pastoralidade, que estão relacionadas ao afeto na formação humana. Também haverá espaço para que os gestores dialoguem sobre os processos da escola.

Esse conjunto de experiências contribui para consolidar o projeto de formação integral dos alunos, um pilar da educação católica.

“A adoção de novas tecnologias favorece o desenvolvimento das habilidades e competências do modelo proposto para a Educação Básica no Brasil. O processo de aprendizagem é vivo e a tecnologia está no dia-a-dia dessa geração e por isso, a escola precisa se redesenhar para atender as demandas da atualidade”,afirma o Prof. Eder Castro, gerente acadêmico-pedagógico da UBEC.

Sobre a UBEC

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) é formada pela união de cinco Províncias Religiosas e uma Diocese: A Província La Salle Brasil-Chile – Irmãos Lassalistas; a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista do Centro Norte do Brasil – Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello – Irmãs Salesianas, e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.

Consolidada como um dos maiores grupos de educação católica do país, a UBEC contribui com o ensino no Brasil e no mundo há 45 anos, completos no mês passado. Atua na formação de mais de 31 mil estudantes, sendo mais de 11 mil deles atendidos pelo Programa de Filantropia e outros benefícios, além de quase 130 mil pessoas beneficiadas em ações sociais ligadas à pastoralidade.

Na Educação Básica, a UBEC é mantenedora do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Colégio Padre De Man (CPM) e Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG). No Ensino Superior, o grupo mantém: Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) e Católica Virtual, com 33 polos EAD distribuídos pelo Brasil e também Estados Unidos, Japão e Angola.

O Seminário: Desafios Contemporâneos da Educação Básica é uma realização da UBEC em parceria com o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), e tem apoio da editora FTD, da empresa Nuvem Mestra, e da Google.

Maria Carolina Santana

Conheça os palestrantes

Palestrantes-SITE

NOTÍCIAS