Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome

No dia 22, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. A data, marcada pelo início do Tempo Litúrgico da Quaresma e preparação para Páscoa, é tradicionalmente o período de lançamento da CF – iniciativa criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como uma “expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus”.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A pauta propõe a reflexão e o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo (CNBB, 2022).

A CF 2023 tem como objetivo geral “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo” (CNBB, 2022).

Em comunhão com a Igreja, o Grupo UBEC, em sua missão de “promover educação integral e compromisso social com valores humanos e cristãos para servir à sociedade”, prega a predileção pelos mais pobres como uma forma de ver o mundo e a realidade, que dá enfoque a todo o ser da Instituição (Diretrizes de Pastoralidade, 2018).

Como instituição educacional e de identidade cristã católica, reforçamos o nosso compromisso com a formação integral de pessoas com sensibilidade em prol dos mais frágeis, das pessoas excluídas e à margem da sociedade.

Para o presidente do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, a CF 2023 é um chamado para um olhar solidário e empático para os mais pobres: “Temos a responsabilidade de estar à serviço do próximo; de cuidarmos de nossos irmãos e irmãs; de promover o humanismo solidário, especialmente para com aqueles e aquelas que sofrem o flagelo da miséria e da fome”.

O Grupo UBEC almeja que a CF 2023 seja vivenciada em toda a sociedade brasileira, de modo especial nos espaços educacionais, como oportunidade significativa de compromisso com a formação integral de estudantes e educadores.

Notícias Recentes

UBEC - DIVULGAÇÃO - RELATÓRIO EXCELÊNCIA DE GESTÃO UBEC_SITE

Grupo UBEC publica Relatório de Excelência de Gestão 2023 

ASADAD

Coordenação de Pastoralidade se reúne com assessores da CNBB

COP 30 LAUDATO SI

UBEC participa de reunião que prepara contribuição da Igreja para COP30

MicrosoftTeams-image (95)

Grupo UBEC realiza pré-lançamento da Campanha de Captação da Educação Básica 2025

Compartilhe:

Pular para o conteúdo