Aconteceu na segunda-feira, 10 de dezembro, a formatura da 2ª turma de assessores populares do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA, na sala Google da Católica do Tocantins, às 19h.
O projeto é uma parceria do CEDECA com a Católica do Tocantins e tem como objetivo qualificar as lideranças na comunidade para influenciar a melhoria destes locais em termos da saúde, educação, esporte, lazer, além de levar um tratamento mais humanitário e digno, sobretudo as crianças e adolescentes.
Monica Brito, secretaria executiva do CEDECA, fala que “na verdade nós estamos trabalhando com a comunidade, para que a comunidade possa refletir sobre os seus preconceitos, trabalhar com a questão da violação do direito, acessando as políticas públicas, o sistema de justiça também de uma forma plural, para que as minorias possam ter acesso as políticas públicas e conhecimento do sistema de justiça, então temos um trabalho pioneiro no Tocantins. Na noite de hoje, vamos formar 45 a 50 assessores populares”, comenta.
Weslei Silveira Alves, estagiário de Serviço Social, fala que “esse projeto de assessores populares no qual hoje nós estamos finalizando, é um projeto que nos ajuda a mostrar o direito que nós temos e aquilo que nós perdemos por não compreender o direito que temos. Um exemplo que nós aprendemos neste curso é que nós temos o direito e a obrigação de cobrar das diretorias, dos governos aquilo que eles tem deixado de fazer, e a partir do momento em que nós nos empoderamos disso, nós já estamos fazendo o nosso direito valer para essa sociedade”, finaliza.
O CEDECA é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que defende direitos humanos de crianças e adolescentes desde maio de 2007, com sede localizada em Palmas.