Celebração de Ação de Graças marca o Tempo Jubilar da UBEC

Postado em 15/08/2022

Os 50 anos da União Brasileira de Educação Católica (Grupo UBEC) foram celebrados na última sexta-feira (12/8), na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília (DF). O evento, inspirado na memória, presença e profecia da trajetória cinquentenária da instituição, reuniu os membros dos Conselhos das Associadas e de Administração da UBEC, reitores, diretores e educadores das instituições de ensino superior, dos colégios e do escritório central, e pôde ser acompanhado, virtualmente, pelas equipes docentes e administrativas que atuam em outros estados.

Durante a celebração, o Grupo UBEC prestou homenagem aos fundadores que iluminaram o início a trajetória de cinco décadas da instituição: São João Batista de La Salle, São Gaspar Bertoni, São Marcelino Champagnat, São João Bosco, Santa Maria Mazzarello e Josephus Cornélius Marie De Man. Segundo o presidente do Conselho das Associadas da UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, a oportunidade é tempo de relembrar a coragem dos coirmãos e coirmãs que se sentiram desafiados em construir o projeto intercongregacional que é a UBEC. “Ao celebrar 50 anos, é necessário lembrar desses irmãos visionários que buscaram soluções para necessidades que os preocupavam. Eles constataram uma necessidade, uma carência formativa e educativa e construíram um projeto comum. A memória do passado ilumina e nos abre os olhos para o momento presente”, afirmou.

Ao conduzir a Celebração, o provincial salesiano e membro do Conselho das Associadas da UBEC, Pe. Natale Vitali Forti, também fez menção à herança carregada por todos os educadores do Grupo UBEC e à missão de encarnar a palavra de Deus, os valores cristãos e fazer do mundo de hoje o Seu reino. “Inspirados pelos nossos Santos Fundadores, fixamos nossos sonhos em Jesus para aprender dele como realizar nossa missão de hoje: a educação é a nossa Galileia, é o campo de missão na qual trabalhamos impulsionados pela força do Espírito Santo. De educar, ensinar e semear”, apontou.

Em mensagem destinada às Unidades de Missão, que compõem a UBEC, e aos educadores, o presidente do Conselho de Administração, Pe. Geraldo Adair da Silva, agradeceu a cada um pelo cuidado, presença e pertinência. “Agradecemos por representarem a vida e concretude da nossa missão nas Unidades de Missão. Vocês são sal e luz, são aldeias educativas cheias de vida, esperança e sonho. As vidas que permeiam as Unidades de Missão são a razão da nossa existência na sociedade. Que a luz de cada um irradie ainda mais forte, aqueça mais corações e ilumine mais horizontes”, completa.

Na celebração, o Grupo UBEC também prestou homenagem a dois ex-presidentes do Conselho de Administração, Pe. José Romualdo Degasperi e prof. José Teixeira da Costa Nazareth (in memoriam) pela valiosa contribuição e dedicação à Instituição.

O Grupo UBEC

A origem do cinquentenário do grupo educacional está na experiência internacional em educação e atuação missionária e evangelizadora de cinco congregações religiosas, somada à uma Diocese. Hoje, são dez unidades presentes em todas as regiões do Brasil e com presença internacional por meio da educação a distância.

Juntas, as unidades do Grupo UBEC compartilham a missão de servir à humanidade e à Igreja por meio da educação e da ação social: Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR/PE), Universidade Católica de Brasília (UCB/DF), Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica/TO), Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste/MG), Colégio Católica de Brasília (DF), Colégio Católica Padre de Man (MG), Colégio Católica Timóteo (MG), Colégio Católica de Curitiba (PR), Colégio Católica Machado de Assis (SC) e Escritório Central (DF).

Assista ao vídeo comemorativo em alusão aos 50 anos.