Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Comunidade participa do III Congresso da Escola de Saúde e Medicina

Nos quatro dias de Congresso são mais de 2500 inscritos, em 205 atividades entre palestras, mesas-redondas, oficinas, cursos, atividades culturais e esportivas

Com 2500 participantes inscritos, 221 palestrantes nacionais e internacionais, o congresso contará com 205 atividades entre palestras, mesas-redondas e oficinas.
Com 2500 participantes inscritos e 221 palestrantes nacionais e internacionais, o congresso contará com 205 atividades entre palestras, mesas-redondas e oficinas.

Começou na noite desta segunda-feira, 19 de novembro, o III Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), que tem como tema: “Viver com qualidade: Escolhas para a vida”. Estiveram presentes, lotando o auditório do Bloco Central (Teatro Católica), estudantes, professores, coordenadores de cursos, a diretora da Escola, Prof.ª M.ª Cristine Savi Fontanive, o assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas e o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.

Os números do Congresso falam por si e nos mostram a grandiosidade desse evento. Foram mais de 500 trabalhos científicos aprovados para apresentações orais e em forma de pôsteres. 2500 participantes inscritos, 221 palestrantes nacionais e internacionais e serão 205 atividades entre palestras, mesas-redondas, oficinas, cursos, atividades culturais e esportivas.

Para as conferências de abertura, foram convidadas: a Dr.ª Suelen Medeiros, do Hospital Sírio-Libanês (Unidade Brasília) e a assessora do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), Isabela Ramalho. A doutora Suelen Medeiros falou sobre o tema “A importância da equipe multidisciplinar no cuidado com os pacientes” e Isabela Ramalho sobre “A importância da qualidade de vida no trabalho para a promoção de bem-estar do profissional de saúde”.

A professora Cristine Savi ressaltou a intensa programação do III Congresso. “Esta será uma semana intensa de trocas de experiências que fortalecerão o ensino, a pesquisa e a extensão das diversas áreas, abordando a temática: ‘Viver com qualidade: escolhas para a vida’. Dentro da programação, teremos nos próximos quatro dias o XII Simpósio de Biomedicina; II Workshop de Biotecnologia; I Simpósio de Atividade Física, Saúde e Desempenho Humano do Distrito Federal e XXIV Jornada Acadêmica da Educação Física; I Congresso de Enfermagem e IV Simpósio de Segurança do Paciente; XII Jornada Farmacêutica; IV Congresso de Fisioterapia; I Congresso da Gerontologia; XIII Congresso Médico; II Congresso de Nutrição, XVII Jornada Acadêmica de Odontologia; II Congresso de Odontologia da Católica e XX Seminário do Curso de Psicologia”.

IIICongressoESM7“A Escola de Saúde e Medicina funciona como uma grande engrenagem. Praticamos diariamente a cooperação, o estímulo de ações e o compartilhamento de ideias entre as diversas áreas da Saúde. Vejo isso nas atitudes dos nossos coordenadores, da graduação e do Programa de Pós-Graduação e assessores da Escola. Esse foi um ano de muitas conquistas. Tivemos várias atividades, como a presença do Ministério da Educação para avaliação, onde dois cursos importantes da Escola receberam nota máxima (Odontologia e Medicina). Participamos conjuntamente de feiras de saúde, eventos científicos, oficinas práticas dentro e fora da nossa Universidade. Tivemos projetos importantes aprovados de ensino, pesquisa e extensão. Além de tudo, lançamos um novo curso de graduação, Medicina Veterinária”, destacou a diretora da Escola, Prof.ª Cristine Savi.

“Nós estamos vivendo em tempos de muito estresse e de pouca qualidade de vida. São tantas as obrigações e preocupações, tão pouco tempo para resolvermos tudo sobre a nossa vida que vivemos em constante tensão. Certamente não foi sem sentido a escolha da temática deste congresso. Debater o tema ‘Viver com qualidade: escolhas para a vida’ é necessário para os dias de hoje. A todo o tempo fazemos escolhas, inclusive por viver com qualidade. Qualidade de vida envolve ter saúde, ser feliz, estar bem consigo, com os outros e com Deus. Se nós conseguirmos ter esse tripé, certamente teremos uma melhor qualidade de vida”, frisou o Magnífico Reitor.

“Existem doenças que transcendem a dimensão física, como as dimensões humana, psíquica, espiritual. Em qualquer uma dessas dimensões, nós precisamos dar qualidade se queremos ter qualidade de vida. Utilizo sempre uma frase de Dalai Lama, que diz ‘Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para tentar recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente e nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido’. Essas são palavras sábias para um congresso que pensa e que reflete sobre a qualidade da vida”, frisou o Ir. Jardelino.

Confira aqui toda a grade de programação do evento e participe!

Fonte: Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

UBEC - AGOSTO VOCACIONAL

Agosto – o mês das vocações

Evento de Posse Academia Brasileira de Ciências Artes História e Literatura - Ir Paulo Fossati 1

Ir. Paulo Fossatti toma posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Básica 2025

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Básica

Faça Bonito

Faça bonito de verdade!

Compartilhe:

Pular para o conteúdo