Copa do Mundo estimula competição solidária nas Unidades de Missão do Grupo UBEC

Postado em 17/11/2022

Tradicionalmente, durante o período de Copa do Mundo, vivemos momentos emocionantes de torcida, espírito esportivo e partilha. Neste ano, a competição entre seleções inspirou também uma gincana de solidariedade nas Unidades de Missão do Grupo UBEC em todo o Brasil: a Copa Solidária.

O projeto, resultado de uma adaptação do contexto da Copa do Mundo às práticas institucionais de impacto à comunidade, promove a arrecadação de donativos para entidades que atendam a população local em situação de vulnerabilidade social.  Iniciativa está conectada com o apelo da Igreja Católica em celebrar o “Dia Mundial dos Pobres”, assim como o Advento, período que marcado pela preparação para a celebração do Natal.

Entre os dias 21 de novembro e 16 de dezembro, os colaboradores de nossos Colégios, Instituições de Ensino Superior e Escritório Central se organizarão voluntariamente em times para a arrecadação de itens que possam ser doados. Cada time será responsável por mobilizar o maior número de pessoas (dentre estudantes, responsáveis, demais colaboradores e familiares) para a doação de alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza e brinquedos. Cada categoria de doação será enquadrada em uma respectiva faixa de pontuação e ao final da gincana, o time que obtiver a maior somatória de pontos receberá o troféu de campeão e realizará a doação para a instituição selecionada.

Impacto social

A ação foi criada para promover uma rede de solidariedade que extrapole as dimensões geográficas, unindo as Unidades de Missão em Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal em uma corrente de empatia, cuidado e compromisso integral. A iniciativa, que está em plena comunhão com a missão, os valores e os princípios institucionais, busca alcançar um público total de mais de 27 mil pessoas, entre educadores e estudantes.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, a Copa Solidária é mais uma ação desenvolvida pela instituição que fortalece a atuação da UBEC enquanto aldeia educativa.

“O projeto é uma forma de alinharmos a vivência deste contexto esportivo com o propósito institucional de colaborar com a vida de populações mais vulneráveis nos espaços geográficos onde desenvolvemos nossa atuação”, afirma.