Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Cuidado com a casa comum é missão UBEC 

Instituição apresenta resultados das usinas fotovoltaicas e desempenho no cuidado com meio ambiente 

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) é reconhecia, não somente pela atuação na Educação Básica e Educação Superior, mas, também, por ações concretas que impactam a sociedade na qual está inserida. A instituição desenvolve diversas iniciativas em pautas que reforçam seus valores: humanismo solidário, ética, inovação com performance, espiritualidade, gestão compartilhada e ecologia integral.

Ancorado na didática da carta Laudato Si’ do Papa Francisco e na concepção da dimensão ambiental da ecologia, o Grupo UBEC desenvolve ações em primeiro nível, visando a preservação e mudança no uso dos recursos naturais.   

Para além dos projetos de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente realizados em sala de aula com os estudantes, o Grupo possui um plano de implantação de usinas de energia fotovoltaica (solar) nas unidades de Ensino Superior e Básico. O principal objetivo do projeto é a geração e consumo de energia limpa, com redução de impactos ambientais e de custos operacionais. Atualmente o projeto conta com 95% de avanço físico, estando com quatro usinas já implantadas e três usinas em fase de estruturação.   

Além da construção das usinas (parte estrutural) é importante destacar que, para o pleno funcionamento, é necessário seguir a legislação vigente e aguardar a liberação da concessionária de energia da região em que a usina está localizada.  

Estamos com quase metade das usinas em funcionamento e já celebramos os impactos alcançados no último ano (2022), quando atingimos a marca de 701.440,73kWh/ano (setecentos e um mil, quatrocentos e quarenta, vírgula setenta e três quilowatts ao ano) de geração de energia. Esse indicador representa que deixamos de lançar 35.773 tCO2 (trinta e cinco mil, setecentos e setenta e três toneladas de CO2) – gás carbônico na atmosfera. 

A proposta é que, com as usinas ativas em todas as Unidades de Missão, a energia que será gerada evite a emissão de mais de 765,28 Ton/ano de carbono na atmosfera e passem a gerar energia de forma limpa e renovável. Como benefício educacional, temos a oportunidade de utilização das usinas como laboratórios para os cursos de Engenharias, oferecendo, assim, mais um atributo diferencial na formação de nossos estudantes. 

 

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo