
Salesiano da Inspetoria São João Bosco e vice-presidente da UBEC – União Brasileira de Educação Católica, Pe. Geraldo Adair da Silva dedica sua vida há mais de 20 anos à evangelização e educação da juventude.
Formado em Filosofia, Teologia e Psicologia, área na qual irá tornar-se mestre pela Universidade Católica de Brasília (UCB), o presbítero possui experiência em gestão de instituições educativas, profissionalizantes, sociais. Atualmente é membro da Rede Salesiana Brasil e da Associação Internacional de Historiadores Salesianos.
Pe. Geraldo é diretor da Escola Salesiana São Domingos Sávio e ex-diretor do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM-DF) e, nesta entrevista, fala sobre a trajetória de São João Bosco a favor da educação e dos jovens e da atuação dos Salesianos.
UBEC – Qual a relação de Dom Bosco com a Educação?
Pe. Geraldo – Dom Bosco, as instituições que ele fundou, a espiritualidade salesiana e o Sistema Preventivo, surgem em momento específico da história, durante o século XIX, no norte da Itália, em Turim como resposta concreta aos problemas que a juventude vinha enfrentando. Então, houve um cenário social, econômico, político e educacional, que de algum modo favoreceu o surgimento da congregação. O nosso carisma e o nosso modo de educar surgem como uma resposta concreta às demandas dos jovens empobrecidos do norte da Itália e de outros países da Europa e também da América Latina que Dom Bosco, ainda em vida, pode conhecer pessoalmente ou por meio dos seus salesianos missionários.
A sociedade turinesa, especificamente, sofreu mudanças significativas que se configuraram como verdadeiros momentos de crise: passou de uma sociedade agrária para urbana, de campesina para industrial e de uma sociedade monárquica para republicana. Assistiu-se, nesse contexto, ao abandono dos jovens migrantes, que vinham do interior para trabalhar na cidade de Turim, que estava em processo de industrialização. Diante dessa realidade, Dom Bosco decodifica a crise de sua sociedade como um problema no âmbito da educação e da cultura. Então ele cria instituições educativas e evangelizadoras e um método de educação chamado de Sistema Preventivo para possibilitar aos jovens sua formação integral preparando-os para atuarem na transformação da sociedade. Para Dom Bosco, os jovens não eram perigosos e delinquentes como representavam as autoridades da época, mas eram a porção mais bela e valiosa da sociedade.
Dom Bosco foi um padre e um religioso que atuou no campo da educação e da ação social. Ele compõe o que chamamos de “santos sociais” do século XIX, que eram homens e mulheres consagrados a Deus que realizavam ações sociais e educativas, unindo espiritualidade e vida. Na época, as instituições sociais eram muito frágeis e não tinham força para cuidar das demandas da sociedade e, esses santos, tinham uma rede de atuação católica forte no campo da educação, saúde, assistência social, evangelização e, a partir daí, puderam contribuir para a formação de bons cristãos e honestos cidadãos. Então, Dom Bosco foi um santo educador, não sem razão São João Paulo II o declarou “Pai e mestre da juventude”. Toda a família Salesiana sente-se vocacionada a trabalhar na educação e evangelização da juventude atualizando o carisma de Dom Bosco.
UBEC – A educação salesiana se baseia em que ensinamentos?
Pe. Geraldo – A educação Salesiana tem o binômio: “evangelizar educando e educar evangelizando”. O meio do qual transformamos as pessoas e a cultura é pela educação. Aliás, essa é a função da Educação Católica. Para Dom Bosco, o trabalho educativo deveria ser baseado em uma relação de amor, por isso, ele dizia “não basta o jovem ser amado é preciso que ele se sinta amado”. A pessoa da jovem é o centro para o qual convergem todos as energias educativas.
Ao longo da sua trajetória, Dom Bosco desenvolveu alguns escritos e diretrizes para a educação, que chamamos de “Sistema Preventivo”. Esse é o método educativo adotado pelo Salesianos, que se baseia em três pilares: razão, religião e amor – também entendida na palavra italiana “amorevollezza” e na presença significativa do educador na vida do educando.
UBEC – A Inspetoria São João Bosco é uma das províncias religiosas fundadoras da UBEC. Como se dá a missão e atuação dos salesianos?
Pe. Geraldo – Hoje, os Salesianos estão em 132 países no mundo. Aqui no Brasil, nós temos seis inspetorias, uma delas é a nossa [Inspetoria São João Bosco], que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Nesse território, nós temos obras que são escolas, centro juvenis, centro de aprendizagem, centro universitário, paróquias e a UBEC, que somos parceiros. A Inspetoria trabalha em três áreas: evangelização, educação e assistência social.
“não basta o jovem ser amado é preciso que ele se sinta amado”.
UBEC – Qual a importância de fazer parte da UBEC?
Pe. Geraldo – Nós acreditamos que esse é um projeto muito importante e, não só para a Igreja e Vida religiosa, mas também para a sociedade. É um belo projeto intercongregacional, que envolve também uma Igreja particular, e isso possibilita o trabalho em rede com impactos em diversos territórios pela excelência da ação educativa e evangelizadora da Unidades de Missão.
UBEC – Qual sua motivação para escolher a Congregação Salesiana?
Pe. Geraldo – Primeiro, por amor a Jesus e seu evangelho que senti muito presente na vida de Dom Bosco e dos Salesianos. São João Bosco é um santo apaixonante. Ele é santo muito cativante, moderno, juvenil, criativo e que encanta muitos jovens. Aos 14 anos, me encantei a sua vida pela primeira biografia que pude ler e, mais tarde, com a missão dos Salesianos e, desde então, me encontro com eles. Me tornei padre e, hoje, isso me realiza como pessoa e religioso, procurando cumprir na minha vida a vontade de Deus e a missão confiada a cada salesiano de procurar ser sinal do amor de Deus para os jovens, especialmente os mais pobres. Um desafio a ser perseguido.
Comunicação UBEC – Carol Lira