Ontem (05/06), os educadores das nossas Unidades de Missão participaram edição de junho do #TáRolandoNaUBEC. O encontro, promovido de forma on-line, via Teams, teve como foco a abordagem do Ecossistema Educativo do UniCatólica (TO), Gestão de Crises e Canal de Denúncias do Grupo.
As apresentações foram realizadas pela pró-reitora Acadêmica do UniCatólica, professora Mariana Lacerda Barboza Melo, pela coordenadora executiva de Comunicação, Chirliana Souza, e pela especialista de Ouvidoria do Grupo UBEC, Rosilândia Gonçalves.
O encontro teve início com a fala do coordenador-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Henrique Cesar Andrade, que abordou a importância da agenda, como estratégia de comunicação interna. “O #TáRolandoNaUBEC é um espaço de fala, diálogo e conversa, por isso, contamos com a interação dos educadores. Aqui, nós fazemos uma seleção e trazemos, sempre, assuntos relevantes para toda a nossa comunidade educativa”, disse.
Em seguida, a coordenadora corporativa de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo UBEC, Adriana Costa, mediou o encontro e apresentou a primeira palestrante conduzida pela pró-reitora acadêmica do UniCatólica, professora Mariana, que palestrou sobre o Ecossistema educativo da Unidade.
“O nosso motivo de ser é o nosso estudante e ele é o centro do próprio conhecimento. Por isso, o nosso ecossistema foca na formação integral e aprendizagem significativa. Levamos em consideração a história de vida do nosso público, através da realidade individual, e buscamos gerar sentido ao processo de ensino e aprendizagem, focando na construção do saber”, disse a pró-reitora durante a apresentação.
A coordenadora executiva de Comunicação seguiu a programação e conduziu a palestra sobre Gestão de Crises. A comunicóloga e jornalista aproveitou o momento para abordar a importância do tema no âmbito educacional, citando exemplos e casos de violências que ocorreram dentro de escolas brasileiras nos últimos meses .
“Em todos os casos, devemos recordar que as pessoas são a nossa prioridade, sempre. Por isso, a Gestão de Crises necessita, antes de tudo, do cuidado. Em alguns casos, podemos prever os problemas. Às vezes, porém, eles também podem fugir do nosso controle. É essencial fazer um mapeamento, para identificar possíveis cenários de crises. O Grupo UBEC tem trabalhado nessa área, realizando ações estratégicas para lidar com as ameaças institucionais”, comentou.
Chirliana aproveitou o momento para informar sobre como é o preparo do Grupo UBEC para a Gestão de Crise. Atualmente, a Instituição conta com um comitê, que reúne líderes periodicamente. Além disso, mais ações estão previstas para acontecerem este ano, como o lançamento da Política e do Normativo do tema, capacitação das equipes, curso de media training e atuação junto à imprensa. Ao final, a coordenadora realizou uma dinâmica, com quiz sobre o assunto.
Para encerrar a edição, a especialista de Ouvidoria da UBEC, Rosilândia Gonçalves, apresentou o Canal de Denúncias, meio destinado a toda a comunidade educativa e à sociedade, que recentemente contou com uma campanha de fortalecimento em todas as UMs.
“É um espaço seguro e sigiloso, que é administrado por uma empresa especializada. O nosso sistema está destinado para receber relatos, denúncias de alta complexidade”, finaliza.