Ícone de Acessibilidade - Aumentar Fonte
Ícone de Acessibilidade - Reduzir Fonte
Pesquisar
Close this search box.

Educadores de Unidade de Missão da UBEC publicam e-book sobre a formação de professores a partir da Dimensão Social da Educação   

Projeto conta com artigos produzidos por estudantes, egressos, educadores e convidados envolvidos com causas sociais 

A UBEC tem como missão promover educação de excelência, transformando a sociedade e vidas através da formação acadêmica e humana. Com essa ideia, os professores padre Geraldo Caliman e Gilvan Araújo, que atuam na Universidade Católica de Brasília (UCB), Unidade de Missão do Grupo, desenvolveram um e-book intitulado “Formação de Professores a partir da Dimensão Social da Educação”. O material foi produzido a partir de pesquisas realizadas por estudantes dos programas de stricto sensu (mestrado e doutorado), nas disciplinas de Pedagogia, Educação Social e Epistemologia.    

Um dos idealizadores do projeto, padre Caliman, explicou que a ideia surgiu com o objetivo de unir dois temas, que foram a formação de professores e as dimensões sociais da educação. O material contempla conteúdos que envolvem diversos assuntos importantes, desde a interpretação, violência no ambiente escolar e universitários, questões de exploração sexual de crianças e adolescentes, evasão escolar, prevenção socioeducacional, entre outros.   

“O mais interessante é que temos estudantes de mestrado e doutorado que estão envolvidos em cheio nessas realidades e que, sem dúvida, puderam contribuir muito com soluções para esses problemas emergentes através da pesquisa. A ideia foi juntar essas competências dos discentes com a reflexão sobre a dimensão social da educação para a formação de nossos educadores e professores”, explicou padre Caliman.   

Construído com diversas mãos, ideias e vivências, o livro virtual destaca-se por apresentar debates de dimensões sociais na educação, através dos capítulos elaborados por professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da UCB. Além dos discentes, os textos também foram produzidos por convidados egressos e convidados(as) externos para comporem a obra. Um dos diferenciais da produção é que os autores são envolvidos e comprometidos com questões sociais.   

A organização dos capítulos segue um parâmetro de duas partes que se complementam. Na primeira, que iniciamos com o capítulo intitulado Dimensão Social na Formação de Professores, há, principalmente, debates teóricos, contribuições de fundamentos e conceitos sobre a dimensão social e seu papel na formação de professores. Na segunda parte do livro, temos o tema Dimensão social na educação: reflexões, práticas e experiências, que possui como principal objetivo a apresentação da diversidade na presença da dimensão social na educação.  

“O Brasil enfrenta uma série de desafios sociais complexos e emergentes que impactam profundamente a vida de seus cidadãos e o desenvolvimento do país, e também a educação. Alguns dos principais desafios sociais emergentes no Brasil incluem a desigualdade de renda e o acesso a recursos, que continua sendo um dos desafios sociais mais prementes no Brasil; a violência, que contribui para um ambiente de insegurança e medo; e uma educação de qualidade, pois muitas escolas, particularmente as públicas, enfrentam carências de recursos, professores mal remunerados e infraestrutura precária. Os problemas que se apresentam em nossa sociedade indicam que teremos sempre maiores desafios sociais pela frente. De consequência, emergem sempre mais os desafios educacionais para a educação, particularmente em sua dimensão social, que será sempre mais requisitada para responder com metodologias adequadas a tais desafios” finaliza padre Caliman.   

Clique aqui e acesso o e-book completo! 

Notícias Recentes

logo-catolica-posts

UBEC marca presença no Universo TOTVs

Polo Social Grupo UBEC

Polo Social: parceria entre UBEC e JUVRio oferta cursos gratuitos de graduação e tecnólogo EaD

olimpiada-maker

Vem aí 4ª Olimpíada Maker da Educação Básica da UBEC!

Bolsa de Estudo - Bolsa Social 2024

Grupo UBEC oferece mais de mil bolsas integrais de ensino superior para estudantes em vulnerabilidade social

Compartilhe:

Pular para o conteúdo