
Foto: Arquivo / Col. Pe. De Man
As novas regras de avaliação que o MEC está implantando para cursos do ensino superior colocam os alunos do Colégio Padre De Man entre os mais cobiçados dos cursos de educação superior da região do Vale do Aço. De acordo com os novos indicadores que substituirão o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), respectivamente, o Índice de Desempenho dos Cursos (IDC) e o Índice de Desempenho Institucional (IDI), os resultados dos estudantes no Enem e no ENADE serão parte do cálculo que vai medir o que o aluno aprendeu e agregou de conhecimento à instituição de ensino. Neste quesito, o Padre De Man terá muito a colaborar com essa nova “matemática” por meio de seus egressos. Os alunos do Colégio tiveram ótimos resultados no Enem, seja na região no Vale do Aço ou em Coronel Fabriciano (MG), município onde está a sede da escola. Sob outro enfoque, os egressos dos cursos técnicos são absorvidos pelo mercado, porque levam consigo além do aprendizado de alto nível, o desenvolvimento de características como iniciativa, comprometimento, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipe. Estas e outras razões atestam a qualidade do ensino da escola que integra o Grupo UBEC. Quem conta sobre o dia a dia de desafios e conquistas de professores, colaboradores e alunos em formação é a diretora do Colégio Padre De Man, Ledsônia Ferreira. Professora de Química, com pós-graduação em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e em Gestão Educacional, a diretora acredita que pais decidem pelo Padre De Man quando buscam a formação integral de seus filhos tanto na aquisição de conhecimentos quanto na prática de valores éticos e morais.
UBEC – Diretora, como a senhora define e apresenta o Colégio Padre De Man?
LEDSÔNIA – O Colégio nasceu de uma iniciativa do Padre Joseph Cornelius, da congregação Padres do Trabalho, que desejava e acreditava na educação como instrumento de libertação. As atividades iniciaram em 1967 oferecendo cursos técnicos para os funcionários das empresas da região do Vale do Aço. Padre de Man vislumbrava que, com acesso ao conhecimento e à informação, os funcionários das empresas e os jovens da comunidade seriam mais críticos e menos explorados. Hoje somos reconhecidos pelas empresas da região pela excelência na formação técnica. O Colégio oferece formação desde o infantil até o ensino médio.
UBEC – Em um balanço positivo, quais as conquistas e superações que a senhora destaca sobre a escola no último ano?
LEDSÔNIA – O ano de 2015 foi significativo para o segmento da educação infantil. Consolidamos a sua implantação no Colégio e duplicamos a base de alunos, contando com elevado grau de satisfação dos pais. Na área do ensino técnico, firmamos um convênio com a Aperam South America, uma fabricante de aços inoxidáveis sediada na cidade de Timóteo (MG). Esta aproximação tem por objetivo o desenvolvimento de um programa de pesquisa em que os alunos estão aprofundando os estudos a partir de um tema solicitado pela Aperam. Este programa é vivenciado nas instalações da empresa. Inicialmente, os alunos dos cursos técnicos de mecânica, informática e automação industrial é que estão participando do programa. A boa notícia é que o convênio foi renovado este ano. No ensino médio, o Colégio alcançou um excelente resultado em redação no Enem, ocupando o 3º lugar no Vale do Aço e o 1º lugar em Coronel Fabriciano.

Foto: Alberto Ruy/UBEC
UBEC – Olhando para um ano que já entra no segundo trimestre e ainda está repleto de incertezas em áreas cruciais como a econômica, qual é o maior desafio do Padre De Man em 2016?
LEDSÔNIA – Manter a base de alunos e trabalhar pela sua ampliação mesmo frente a um cenário econômico desfavorável, no qual muitos pais perderam seus empregos, e empresas têm restringido os investimentos. Isto é o que considero o grande desafio de 2016. A região onde o Colégio está inserido é um polo industrial que vem sofrendo arduamente como o atual cenário. Mas apesar das condições, apresentamos um crescimento da base de alunos em torno de 3,5% no último ano.
UBEC – É possível traçar um perfil dos alunos e professores do Colégio Padre De Man?
LEDSÔNIA – Nossos alunos são filhos de profissionais liberais, comerciantes e funcionários das indústrias de siderurgia da região. A maioria busca uma formação que os prepare para o mercado de trabalho e também para a continuidade dos estudos. Atualmente, os alunos do curso técnico e seus pais têm se preocupado com o desempenho no ENEM, uma vez que veem no Exame uma oportunidade para concluírem os estudos de nível superior numa rede federal ou para obterem financiamento na rede particular. Já os professores têm graduação e especialização na maioria e a média de idade está em torno dos 45 anos.
UBEC – Há uma grande discussão, especialmente neste momento de fragilidade econômica no Brasil, sobre a escolha da formação do jovem. Curso técnico ou graduação? Qual sua avaliação desse contexto?
LEDSÔNIA – A formação técnica de qualidade, aquela que realmente oferece condições para o aluno atuar no mercado é muito importante neste momento. As empresas demonstram carência desse perfil profissional. É o profissional capacitado e que apresenta iniciativa, comprometimento, responsabilidade e capacidade de trabalho em equipe. Porém, a ampliação do acesso ao ensino superior trouxe novo desejo aos jovens, a carreira universitária e a possibilidade de ascensão social. O ensino técnico deixou de ser interessante para a classe média.
UBEC – Quais são os cursos técnicos oferecidos atualmente pelo colégio?
LEDSÔNIA – Técnico em Edificações, Técnico em Automação Industrial e Técnico em Química e Informática.
UBEC – Qual é o tempo de duração de um curso técnico no Colégio Padre De Man?
LEDSÔNIA – Atualmente oferecemos o curso técnico no regime de concomitância ao ensino médio com duração de quatro anos.
UBEC – Os alunos passam por alguma seleção para ingressar na escola? Como as datas e os critérios de seleção são aplicados?
LEDSÔNIA – Os alunos passam por exame de seleção. Este se dá no mês de outubro no qual é realizado um teste para matrícula, consistindo em uma avaliação dos requisitos de português, redação e matemática.
UBEC – O que os pais dos alunos do Padre De Man podem esperar do colégio de seus filhos este ano?
LEDSÔNIA – Muito trabalho, agenda intensa de atividades, diversidade de projetos para mobilizar a participação dos alunos, olimpíadas, feiras, palestras seminários, visitas e campeonatos. Estamos proporcionando uma intensa preparação para os exames vestibulares com realização de diversos simulados. Entre as novidades estão a correção dos simulados pela metodologia TRI, igual ao ENEM, o que proporcionará aos alunos melhor avaliação dos conhecimentos adquiridos e uma real simulação do seu desempenho no ENEM, além de relatórios técnicos que apontam quais os pontos fortes e fracos que devem ser atacados. Essa ferramenta também proporcionará aos professores e coordenadores instrumentos para reforçar aquilo que ainda se fizer necessário e, como consequência, o aluno estará melhor preparado ao final do Ensino Médio.

Foto: Arquivo / Col Pe. De Man
UBEC – A senhora pode fazer um comentário a respeito dos laboratórios à disposição dos alunos do Padre De Man e o suporte que oferecem à formação atualizada com as exigências do mercado de trabalho?
LEDSÔNIA – Os laboratórios disponíveis para os alunos dos cursos técnicos do Colégio Padre de Man são os mais equipados da região do Vale do Aço. Todos os cursos têm aulas práticas das quais o aluno participa e vivencia o experimento, não se tratando apenas de uma aula expositiva ou de uma demonstração, já que aqui o aluno tem a oportunidade de fazer, errar, tentar de novo e aprender.
UBEC – Há ações sociais que promovam o sentimento de voluntarismo na escola?
LEDSÔNIA – Sim, no mês de maio, todos os anos os alunos do curso técnico realizam o Seminário Técnico; a participação nos minicursos do Seminário dá-se pela doação e um litro de leite. A cada ano, recolhemos cerca de 300 litros de leite que são doados às instituições do Vale do Aço. No início do ano, realizamos a Campanha da Fraternidade e também mobilizamos a escola para um gesto concreto, que consiste na doação de itens para pessoas carentes, tais como alimentos, produtos de higiene pessoal, etc. No mês de outubro, fazemos a campanha do EU SOU SOLIDÁRIO, em que o aluno do infantil e do fundamental doam brinquedos em boas condições para crianças carentes.
UBEC – De acordo com sua percepção, o que leva um pai a decidir matricular seu filho no Colégio Padre De Man?
LEDSÔNIA – A busca por uma escola que ofereça boas condições de aprendizagem em um ambiente favorável para que seus filhos recebam uma educação integral, preocupada com a formação cidadã. Além disso, há a certeza de que seus filhos vão praticar e refletir sobre valores e princípios morais e éticos e que experimentarão momentos de conhecimento e de felicidade.