Fraternidade e Educação: tempo oportuno de falar com sabedoria e ensinar com amor

Postado em 07/03/2022

Campanha da Fraternidade (CF) é uma iniciativa da Igreja, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ação que acontece desde 1961, quando três padres organizaram uma campanha para auxiliar na arrecadação de recursos para iniciativas assistenciais.

Pela terceira vez na história das CFs, a iniciativa pauta o tema relacionado à educação. Esse ano, a CF tem como tema: “Fraternidade e Educação” e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26).

A CF 2022 tem como objetivo geral “promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário” e dentre os objetivos específicos, destacamos:

  • Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
  • Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
  • Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

A CNBB e ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), disponibilizaram materiais que poderão contribuir com o aprofundamento e a vivência da temática proposta pela CF 2022.

Acesse os links a seguir e confira os conteúdos disponibilizados:

 

Partilhamos ainda que a Pastoralidade do Grupo UBEC, em preparação à temática da CF 2022, realizou uma edição especial do Diálogos de Pastoralidade, com a participação do prof. Ricardo Mariz, um dos autores do texto-base da CF. O vídeo com a gravação da atividade pode ser acessado clicando aqui.