A.png
A-.png
Pesquisar
Close this search box.

Grupo UBEC lança documento das Diretrizes da Educação Básica em evento com participação presencial e online de gestores

O desenvolvimento integral dos estudantes foi o pilar principal na construção das novas ações que nortearão os Colégios Católica, presentes em quatro estados brasileiros

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) divulgou as novas Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica que irão compor a linha educacional das unidades de missão. O lançamento foi realizado na última quinta-feira (09), durante evento no Auditório do Colégio Católica Brasília. Participaram, presencialmente, o presidente do Conselho de Administração da UBEC, padre Geraldo Adair da Silva, a coordenadora executiva de Educação Básica do Grupo, professora Olga Freitas, a diretora geral do Colégio Católica  Brasília, Denise Canal, a reitora interina da UCB, Adriana Pelizzari, empresas parceiras e diretores e demais lideranças do Escritório Central, colégios e instituições de ensino superior.

O documento foi elaborado por equipe multidisciplinar da UBEC, sob a supervisão da Coordenação de Executiva de Educação Básica da UBEC, e tem como pilar principal o desenvolvimento integral dos estudantes, envolvendo as dimensões cognitiva, física, emocional, social, cultural e espiritual. “Construídas a muitas mãos, corações e mentes, as Diretrizes requerem, agora, a efetiva participação de todos os nossos colaboradores para a implementação. Esse conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos serão o fio condutor das propostas político pedagógicas pastorais de todas as unidades de educação básica da UBEC”, ressaltou padre Geraldo durante fala no evento.

Professora Olga, na ocasião, reafirmou que as Novas Diretrizes de Educação Básica do nosso Grupo trazem orientações para nortear as práticas educativas. “As nossas unidades de missão são ricas em diversidade sociocultural e racial, e é essencial escutar as necessidades dos nossos estudantes”, disse a idealizadora da ação.

Durante o evento, os convidados assistiram a uma apresentação cultural, tendo como atores os estudantes do Colégio Católica Brasília. Com o tema “O Amor”, o espetáculo teatral e de ballet emocionou os presentes, ao reforçar que o carinho e a atenção podem transformar vidas.

Em seguida, o coordenador corporativo de Pastoralidade da UBEC, Joaquim Alberto Andrade, conduziu o momento de espiritualidade. Na oportunidade, o educador falou sobre a essência e a importância do educar, e disse que os educadores são responsáveis por semearem o bem em sala de aula.

A diretora geral do Colégio Católica Brasília, professora Denise Canal, representou, presencialmente, as lideranças das unidades de educação básica da UBEC. Durante o discurso, ela ressaltou a importância da missão educativa, e lembrou que os educadores são sal no mundo, e podem seguir o exemplo de Jesus Cristo, para fazerem a diferença nas vidas dos estudantes. “As novas diretrizes passam a enxergar todos os colégios do Grupo. Todos terão o mesmo norte educacional e a compreensão da necessidade do próximo”, apontou a educadora.

Também foram apresentados vídeos com a fala do diretor-executivo interino da UBEC, Daniel Galelli, sobre a importância do lançamento oficial do documento, das equipes gestoras dos colégios que integram o Grupo e uma animação sobre os Colégios Católica, narrada pelos estudantes do Colégio Católica Brasília Natália Teixeira Guimarães (7º ano) e Pedro Henrique Gomes Lino (6º ano).

Mais ao fim, a professora Olga Freitas apresentou e lançou oficialmente o documento das novas diretrizes ao público presente e aos que acompanharam remotamente, em todas as unidades de missão. A apresentação apontou os principais pontos do documento, que leva em consideração o “Ser Integral”, destacando o protagonismo de cada estudante.

“Esse momento de lançamento não é a conclusão. Pelo contrário. Agora, todos nós temos a responsabilidade de implementar e colocar em prática as ações apontadas. Dessa forma, seguiremos um cronograma e executaremos as atividades a partir dos meses de abril e maio. O documento também é acessível, temos tradução em libras, inglês e espanhol, além de audiodescrição”, ressaltou a professora Olga. Outro foco das Novas Diretrizes também será a avaliação da aprendizagem, relacionada com o currículo dos estudantes, entre outros aspectos.

 

Novas ações educacionais

O Grupo UBEC tem como base norteadora a educação, formação e desenvolvimento de qualidade. Com o novo documento, os Colégios Católica, presentes no Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, seguirão os princípios filosóficos e téoricos-metodólogicos e, também, propostas pedagógicas e prática educativa.

As novas ações presentes no documento são divididas em oito eixos: Experiência Memorável; Propósito de Vida; Aprendizagem Personalizada; Cidadania Global; Ciência, Tecnologia e Inovação; Formação Continuada Docente; Pedagogia Cognitivo-Afetiva e Protagonismo Aprendente.

Clique aqui e confira o E-book na íntegra

 

 

 

Notícias Recentes

encontro-nacional-lideres-ubec

Dia de encerramento do LIDERA debate Mercado e Cliente

lideres-reunidos-gestao-educacao-encontro-nacional-lideres-2024-ubec-1

Gestão e Educação pautam o segundo dia de LIDERA

Primeiro dia do LIDERA – Encontro Nacional de Líderes do Grupo UBEC

1º dia do Encontro de Líderes debate liderança servidora, comunicação não violenta e desafios dos líderes

logo-catolica-posts

Compromisso: Grupo UBEC revela dados sobre Equidade Salarial entre Gêneros

Compartilhe:

Pular para o conteúdo