Grupo UBEC promove diálogo sobre Racismo e Educação

Postado em 18/11/2021

Evento abordará os caminhos para enfrentamento ao racismo estrutural

Na próxima quarta-feira (24), às 15h, o Grupo UBEC promove mais uma edição do projeto “Diálogos de Pastoralidade”.  O evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube, abordará a temática “Racismo e Educação: quais os caminhos para o enfrentamento ao racismo estrutural?” e acontece de forma gratuita.

A iniciativa, promovida pelo Setor de Pastoralidade, busca trazer reflexões sobre como a educação pode auxiliar a fomentar estratégias para erradicar o racismo de nossa sociedade. Participam desta edição do evento, como debatedoras, a diretora do Instituto Politécnico Familiar Rural de Mecuburi – Nampula (Moçambique), Edina Lima, e a integrante da Rede Goiana de Mulheres Negras, Janira Sodré. O diálogo será mediado pela professora da Universidade Católica de Brasília (UCB), Vanildes Santos.

Segundo Vanildes, abordar a relação entre a educação e racismo é fundamental para caminharmos na busca pela igualdade: “o racismo ainda é uma ferida aberta e latente na sociedade brasileira e a educação tem um papel importante na conscientização e formação das pessoas. Em nosso bate-papo, vamos conversar principalmente sobre como fazer uma educação antirracista”, afirma.

O projeto Diálogos de Pastoralidade é uma atividade formativa que dialoga com educadores(as), estudantes e a sociedade em geral sobre a atuação educacional das instituições católicas e a relação com o desenvolvimento de propósito de vida de toda a comunidade educativa.

Serviço:

Evento: Racismo e Educação: Quais os caminhos para o enfrentamento ao racismo estrutural?

Data: 24 de novembro (quarta-feira), às 15h

Link para acessar o evento: Diálogos de Pastoralidade