Mais do que enaltecer os avanços consequentes de lutas históricas, o Dia Internacional das Mulheres, celebrado na próxima quarta-feira (08), é um momento em que devemos reconhecer o longo caminho a ser percorrido na busca pela igualdade de gênero e justiça social.
A data é mais um chamado para a mudança – que recebemos e vivenciamos diariamente ao presenciar situações de desigualdade, desrespeito e de violência contra às mulheres.
O Grupo UBEC, convocado para a construção de uma grande aldeia educativa, manifesta seu compromisso de que “todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades […], sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza” (Política de Ações Afirmativas, 2021).
Por meio da educação, a UBEC colabora com a redução dos contextos de desigualdade social e no combate a toda forma de violência, discriminação e preconceito. Nossa campanha institucional “Igualdade todos os dias – Por um planeta 50-50” está em comunhão com a iniciativa “Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, empreendida pela ONU Mulheres.
A ação defende a igualdade e o empoderamento das mulheres ao promover a consciência sobre a participação de todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – em um trabalho sistemático para eliminar as desigualdades de gênero (ONU Mulheres).
As ações de conscientização realizadas pelas Unidades de Missão estão conectadas com a essência do Compromisso Integral – efetiva atuação da UBEC nas comunidades educativas e locais como contribuição para a transformação da sociedade.
Conteúdos:
-
Carrossel 1: O que é igualdade de gênero
-
Carrossel 2: Lutamos pelos mesmos direitos, oportunidades, recursos!
-
Carrossel 3: Conheça o ODS 5, da ONU