
Nesta terça-feira (31), foi realizado o II Encontro Formativo de Gestores EaD do grupo UBEC – União Brasileira de Educação Católica. A atividade teve o objetivo de dialogar sobre propostas e ideias para o trabalho em rede e aconteceu em uma das salas Google da Universidade Católica de Brasília (UCB). O Encontro foi organizado pela Católica EAD e pela Gerência Acadêmico-Pedagógica (GAP) da UBEC.
“Momentos como este, onde não trabalhamos com formatos tradicionais – nos quais são apenas repassadas informações, mas sim, dialogamos sobre propostas e ideias para melhorar nosso trabalho, são extremamente produtivos. Saímos do evento com vontade de fazer mais, de melhorar mais”, comenta o coordenador da educação superior da UBEC, prof. Maurício Beccker.
O prof. Bruno Barreto, diretor-geral da Católica EAD, e a profª. Roberta Gontijo, gerente da GAP, abriram o evento destacando a importância da atuação em rede e da participação de cada gestor na melhoria dos processos e relações.
“A formação continuada está no planejamento estratégico da UBEC e é fundamental que mantenhamos essa aproximação e troca de experiências. A construção coletiva promove a pertença e isso garante que a contribuição de todos faça parte do escopo do nosso trabalho em rede”, explica profª. Roberta.

Ela também destaca o alinhamento dos docentes com os valores do grupo. “Os valores cristãos precisam estar também na docência. Somos um grupo de educação católica”.
O projeto de rede contempla 20% da carga horária das disciplinas dos cursos presenciais na modalidade EAD. Profª. Viviane Alves, supervisora de disciplinas virtuais da Católica EaD e uma das organizadoras do evento, explica que esse Encontro presencial deve acontecer a cada início de semestre, além das agendas constantes que os gestores têm no ambiente virtual.
“Foi ótimo para o planejamento e as projeções do nosso trabalho em 2018.2. Conversamos sobre a avaliação dos alunos, os materiais didáticos a serem usados. Nosso ponto forte foi a troca de percepções sobre os aprendizados do primeiro semestre, reconhecendo aspectos sensíveis e estratégicos. Foi um dia muito rico, onde pudemos olhar juntos para a realidade de cada Unidade”, afirma profª. Viviane.
Maria Carolina Santana